segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Aula de espírito esportivo

Por : Thiago Fagnani

Realmente, o esporte nos proporciona cenas que ficam marcadas para sempre em nossos cérebros e pinta de emoção nossas retinas. Quando falamos de união, força de vontade, espírito de equipe e determinação, algumas pessoas acham que isso é besteira ou simplesmente não sabem o que raios quer dizer.

Há também a questão do orgulho das cores que você representa. Aquela paixão que ninguém sabe explicar o motivo de sua existência. Por que estou falando essas coisas?

Batendo papo pelo MSN com o meu companheiro Rafael Zito, ele me mostrou alguns vídeos da famosa Haka, aquelas danças engraçadas que os atletas da Nova Zelândia apresentam antes de disputarem seus jogos. Hoje em dia, essa “dança” é mundialmente conhecida por causa dos All Blacks, o time de rúgbi do país. A Haka é um ritual tribal que serve como preparação para grandes batalhas.

Ao assistir a estes vídeos com mais calma, não consegui esconder minha emoção! Aqueles atletas se “apresentando” aos adversários com músicas e bailados exóticos, eles parecem se bater, mostram a língua, gritam. E o melhor de tudo, eles não têm vergonha disso, muito pelo contrário, têm muito orgulho do que fazem. Todos os estádios param para ver a Haka do All Blacks.

Realmente, este espírito esportivo, esse amor ao esporte mostrado pelos jogadores de rúgbi, um esporte tão desconhecido por nós brasileiros, reacendeu minha chama de paixão pelo esporte e toda sua representatividade.

ACHO QUE ALGUNS CLUBES BRASILEIROS DE VÁRIOS ESPORTES DEVERIAM FAZER ISSO ANTES DOS JOGOS. Mas não vou citar nomes, o STJD está de olho em tudo!

Assista a alguns desses vídeos e reflita:





3 comentários:

Anônimo disse...

É por isso que os adversários perdem. Imagina a dor no estômago de tanto rir deles....mas que é bonito ver, ah, isso é!

No próximo jogo do Taj Mahal, vamos fazer algo parecido. Dança na boquinha da garrafa, usar uns bamboles e tudo mais...

Thiago Fagnani disse...

Ah tá, zuou meu texto!!

Tin disse...

essa danca eh massa meu velho...
legal a materia...
acompanhei mto rugby por aqui... como foi na franca e a inglaterra chegou na final jah viu...
ah eskeceu de comentar o otimo desempenho da argentina nessa copa... abs man

BlogBlogs.Com.Br