terça-feira, 21 de agosto de 2007

Países das Américas iniciam nesta quarta-feira a disputa pela vaga Olímpica

Por: Rafael Zito

A seleção brasileira masculina de basquete inicia nesta quarta-feira sua caminhada rumo a vaga para as Olimpíadas de Pequim 2008. O torneio Pré-Olímpico das Américas será realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, e terá a participação de dez seleções. Os postulantes a vaga são: Brasil, Estados Unidos, Argentina, Ilhas Virgens, Venezuela, Uruguai, Porto Rico, México, Canadá e Panamá.

Na primeira fase, as equipes foram divididas em dois grupos de cinco, sendo que os times jogarão entre si, dentro do próprio grupo, classificando quatro seleções para a fase seguinte. Na segunda etapa, as seleções levam os resultados da fase anterior e duelam contra os times que se classificaram na outra chave. O grupo A terá: Argentina, Panamá, Porto Rico, México e Uruguai, já o grupo B será composto por: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Venezuela e Ilhas Virgens.

O Pré-Olímpico disponibiliza duas vagas das Américas para as Olimpíadas. Estas duas vagas, serão disputadas basicamente por 4 nações. O torneio conta com a presença da Argentina, atual campeã Olímpica. No entanto, nossos hermanos entram nesta disputa com 4 desfalques muito significativos. O pivô Fabrício Oberto, do San Antonio Spurs; o ala-pivô Andrés Nocione, do Chicago Bulls; o armador Pepe Sanches, do Valladolid, da Espanha; e o ala-armador Emanuel Ginobili, também dos Spurs, pediram dispensa da seleção que representará a Argentina na competição.

Com todos estes desfalques de peso, os Argentinos perderam muito de sua força e correm riscos de não conquistarem a vaga. Sem estas estrelas, os destaques da equipe no torneio serão: o Ala-pivô Luiz Scola, do Houston Hockets e o ala Carlos Delfino, do Toronto Raptors.

Quem buscará retomar a hegemonia mundial do esporte é a seleção norte-americana. Para conseguir voltar a dominar a modalidade, a seleção contará com a presença de Kobe Bryant, ala do Los Angeles Lakers, e tido por muitos como um dos melhores jogadores da atualidade. Para completar a constelação, contarão com o regresso de Jason Kidd, armador do New Jersey Nets, e com a presença das duas grandes revelações da NBA, Carmelo Anthony, ala do Denver Nuggets; e LeBron James, ala do Cleveland Cavaliers. Mesmo após os últimos fracassos, os Estados Unidos entram como principais favoritos a conquista de uma das vagas.

A competição conta com mais duas equipes que apresentam condições técnicas de conquistar a vaga. A seleção de Porto Rico conta com um plantel tecnicamente muito bom e bem entrosado. Os destaques são os armadores Carlos Arroyo, do Orlando Magic, José Barea, do Dallas Mavericks e o ala Elias Ayuso, especialista em bolas de três pontos e atleta do Cibona Zagreb, da Croácia.

Por fim, vem a seleção brasileira, que mesmo com a ausência do Anderson Varejão, tem grandes chances de conquistar a vaga e voltar a disputar uma Olimpíada após 12 anos, já que a última vez que disputou foi em 1996, quando Oscar Schmidt ainda atuava com a amarelinha. Esta geração é muito talentosa, no entanto, tem pecado com a falta de coletividade, onde os talentos individuais tentam resolver as partidas e acabam fracassando quando estão bem marcados e não encontram alternativas táticas para sair da situação difícil.

O basquete do Brasil está necessitando com urgência de algo que levante a modalidade, e só a conquista da vaga Olímpica poderá impulsionar o esporte. Para isso, o técnico Lula Ferreira vai contar com: Valtinho, Nezinho, Marcelinho Huertas, Alex Garcia, Marcelinho, Marquinhos, Guilherme, J. P. Batista, Murilo, Nenê e Tiago Splitter. Porém, a maior estrela é o ala-armador Leandrinho, astro do Phoenix Suns.

O torneio Pré-Olímpico das Américas ocorrerá do dia 22 de Agosto até 2 de Setembro. Na rodada de abertura, o Brasil enfrenta o Canadá, as 21h30, horário de Brasília. A rodada se completará com os seguinte jogos: Uruguai x Panamá; Porto Rico x México; USA x Venezuela. Argentina e Ilhas Virgens folgam no primeiro dia de disputas.

4 comentários:

Leandro Carneiro disse...

Boa mlk....
quem sabe dessa vez o brasil não nos deixa na mão novamente...
abraço

Noticiei Veiculei e Interei! disse...

Olá

Gostaria de saber o e-mail de contato do site para enviar um Release sobre o MediaZone.com


Obrigada


Michele - michele@caquicom.com

Unknown disse...

Acho dificil o Brasil se classificar, a seleção desde que perdeu Oscar costuma dar uma pipocada..

Parabéns pelo blog...

Anônimo disse...

Pra mim, Estados Unidos e Brasil conseguiram as duas vagas em disputa para Pequim-08.

BlogBlogs.Com.Br