Antigamente, as grandes equipes, os maiores jogadores e os melhores patrocínios se concentravam nas grandes metrópoles paulistas, fazendo com que o interior ficasse de fora dessa jogada. Hoje, essa realidade está em transformação e muitas equipes interioranas estão fazendo a diferença no circuito nacional esportivo. Através de empresas que encaram o esporte como uma excelente opção de investimento para sua marca e\ou produto esse cenário, até então desfocado, vem ganhando força e brilho.
Catanduva, cidade do interior de São Paulo, tem uma das melhores equipes femininas de basquete, a qual conta com o patrocínio de uma das mais conceituadas redes de planos de saúde do Brasil, a Unimed. Hoje, o time catanduvense está disputando a semifinal da Liga Nacional de Basquete. Outros exemplos da força que o esporte vem apresentando no interior paulista podem ser vistos com as equipes de Franca, Ourinhos, Ribeirão Preto, etc.
Com dois times na Superliga 2010/2011, Araçatuba, cidade que fica há 526 km da capital paulista, conta com uma verdadeira constelação para compor as equipes do Vôlei Futuro, tanto masculina quanto a feminina. No ano de 2011, o time masculino conseguiu um feito inédito, o primeiro lugar do Campeonato Paulista. As meninas conseguiram ir longe, mas não o suficiente para ficar com o título da competição. Perderam na final para o Pinheiros/Mackenzie, fato que não foi suficiente para desanimar os torcedores da cidade.
A equipe masculina conta com os nomes de Lucão, Vissoto, Ricardinho e a feminina com Paula Pequeno, Joycinha, entre outras. Por trás do projeto e das equipes, existe a Reunidas Paulista, uma das maiores empresas de transporte rodoviário do país e que apoia o esporte na cidade. Além disso, há o auxílio de mais três parceiros que investem nas equipes e nos projetos sociais, levando o vôlei e o basquete para as comunidades carentes da cidade.
É fácil perceber que, por trás de grandes equipes como essas apresentadas, existem nomes de peso que tratam o esporte como um negócio e que, por sinal, é bem lucrativo. Patrocinar um esporte é uma forma de colocar a marca ou o produto em evidência. Essas duas equipes mencionadas se encontram onde estão, pois duas empresas de renome acreditaram que unir suas marcas com o esporte é sinônimo de sucesso e visibilidade, sem contar no rejuvenescimento de suas imagens.
Faltando 6 anos para o Brasil sediar as Olimpíadas, equipes estão sendo desmanchadas por falta de patrocínio, como foi o triste caso dos atletas de judô da cidade de São Caetano. Políticas nacionais, como a lei Incentivo ao Esporte, são ótimas no papel, porém, quando colocadas em prática, a excessiva burocratização assume o papel de vilã do esporte e acaba impondo barreiras ao desenvolvimento do esporte.
Se o Brasil pretende alcançar a décima posição no quadro de medalhas em 2016, precisa começar a mudar a visão sobre patrocínio. Há de se voltar os olhares para todas as modalidades e não apenas para o futebol, afinal, essa medalha a modalidade não tem.
Imagem:
O Regional
Júlio Penariol
3 comentários:
Fala Raiany..
Realmente o trabalho no Vôlei Futuro está sendo mto bem feito. A Unimed tb faz um trabalho legal no basquete, q está abandonado... o esporte está precisando dessa ajuda.
Esses patrocínios realmente deram uma levantada nos times de Vôlei do interior. Bela iniciativa.
Equipe Blog Gol de Mão
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Faltou dizer que Osasco é a capital do Vôlei feminino graças aos patrocínios...rsrs
Beijo, Raiany...
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