sábado, 19 de março de 2011

A tecnologia também falha

Por: Carolina Reis

O mundo de hoje vive e consome incessantemente tecnologia. No esporte não é diferente. As inovações tecnológicas, além de estarem cada vez mais evoluídas para observarmos o esporte em nossas casas, já chegaram até as arenas. Um assunto que ainda é tratado como tabu pelo futebol é recebido de bons olhos por outros esportes. É o caso do uso dessas tecnologias para analisar lances polêmicos em partidas. Na NBA, NFL ou no tênis, através de regras que determinam até onde a tecnologia pode interferir, lances que poderiam ser cruciais são facilmente resolvidos graças a esses recursos. No futebol isso anda, ainda, em passos lentos. Mas é grande o número de debates e estudos para que uma bola com chip, por exemplo, chegue a atender todos os campeonatos e ligas de futebol do mundo.

Mas, com toda a pompa que cerca as grandes competições, algumas situações no mínimo irreverentes ainda acontecem. Durante a partida do ATP Masters 1000, em Indian Wells, entre Nicolas Almagro e Albert Montañés, o desafio pedido pelos tenistas para rever jogadas, mostrou um lance controverso. Depois de saque de Almagro, Montañés desafia para ver se a bola foi realmente boa para o compatriota espanhol. Mas a imagem mostrada foi muito diferente do que ocorreu na realidade.

Esse equívoco, que pode ter sido do programador, não serve de base para condenar a tecnologia. Os erros são passíveis de acontecerem, mas são pouquíssimos em detrimento de grandes confusões que poderiam ser corrigidas com a tecnologia. A Copa do Mundo na África provou isso.

Ainda em Indian Wells, Rafa Nadal volta a uma final depois de derrotar Juan Martín Del Potro por dois 6/4. Agora o espanhol confrontará o embaladíssimo Novak Djokovic que, por mais uma vez, venceu Roger Federer por 6/3, 3/6 e 6/2. Terceira derrota seguida do suíço para o novo número 2 do ranking da ATP. Nadal sem dores e contra um adversário super confiante, a final na Califórnia tem tudo para ser brilhante.

Vídeo: Youtube

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br