quinta-feira, 10 de junho de 2010

Opinião de quem está na Copa

Por: Rafael Zito e Sabrina Machado

No último dia 26 de maio o Blog Jornalismo Esportivo esteve presente na apresentação da cobertura do Sportv da Copa do Mundo da África do Sul. Estiveram no local os jornalistas da emissora Lédio Carmona, Luiz Carlos Jr e Maurício Noriega. Aproveitando a oportunidade, os representantes do Blog JE, Rafael Zito e Sabrina Machado, conversaram sobre o Mundial com o Noriega. Além do batepapo, o evento contou com um desafio descontraído de futebol de mesa entre os jornalistas da emissora e os convidados presentes.

No começo da entrevista com Noriega, conversamos sobre os favoritos para o Mundial. Para o jornalista, na Copa não há espaço para surpresas e os principais candidatos são as seleções acostumadas a chegar. “Os favoritos são aqueles de sempre. São os times grandes: Brasil, Argentina, Itália, acredito que a Inglaterra esse ano vai com um time legal e a Espanha passou a ser favorita depois que ganhou a Eurocopa em 2008. A Alemanha é outra que nunca se pode esquecer. A Copa não é muito lugar para zebra”, afirmou.

Esse será o primeiro Mundial disputado em solo africano. Além do país sede, a África do Sul, as demais seleções que representam o continente são Camarões, Gana, Argélia e Costa do Marfim, que está no grupo do Brasil. Na história das Copas, a melhor campanha de uma país africano foi a classificação para as quartas de final da Copa de 1990, quando Camarões foi eliminado pela Inglaterra, por 3 a 2, na prorrogação. Será que alguma seleção do continente conseguirá superar a campanha dos camaroneses no Mundial da Itália?

Questionado sobre a expectativa com relação aos sul-africanos, Noriega não acredita que tenham condições de avançar até as fases finais do torneio. “Para mim, se acontecer, vai ser uma grande surpresa. A condição que ela (África do Sul) tem de passar da primeira fase é o fator da torcida, do entusiasmo, porque o time é muito fraco e caiu em um grupo super complicado. Agora, é aquela história, se consegue ganhar o primeiro jogo o país vem junto e o cara passa a correr em dobro. Essa é a grande arma que o time da casa tem. Acho pouco provável que se classifique. A África do Sul vai depender muito do primeiro jogo”.

A participação brasileira na competição começa na próxima terça-feira diante da Coreia do Norte. Além dos norte-coreanos, o Brasil enfrentará Costa do Marfim e Portugal, respectivamente. “Acho que tem um desnivelamento técnico muito grande em relação à Coreia do Norte. Por isso, o Brasil pode, mesmo com a retranca, furar o bloqueio por causa dessa falta de qualidade técnica dos jogadores. De repente um drible do Robinho, uma jogada individual. Os outros times são mais fortes, Costa do Marfim e Portugal. Seria bom para o Brasil não chegar ao jogo de Portugal precisando do resultado”, avaliou o jornalista, que está na África do Sul na cobertura do Sportv.

Faltando cinco dias para o primeiro jogo do Brasil, o técnico Dunga não deve fazer muitas alterações na equipe que atuou nos últimos dois amistosos contra Zimbábue (3 a 0) e Tanzânia (5 a 1). “É esse futebol que a gente viu aí. Não vai mudar muito não. É um time que marca muito forte, com uma defesa sólida e mortal no contra-ataque. Se os adversários derem o contra-ataque acho que o Brasil vai muito longe na Copa e com todas as chances de ser campeão”, opinou.

Um dos problemas do período de Dunga no comando do Brasil é a lateral esquerda. Pelo setor passaram Filipe Luís, Kleber, Carlinhos, Richarlyson, André Santos, Michael Bastos e Gilberto. Após quatro anos de trabalho, os escolhidos foram Michael Bastos e Gilberto. Noriega tem uma opinião interessante sobre o lado esquerdo brasileiro. “Vejo da seguinte maneira: acho que no esquema do Dunga o lado esquerdo é para defesa mesmo porque o lateral-esquerdo do Brasil é um zagueiro. Ele não é um ala. Além do Robinho, o Kaká às vezes joga por lá. Então, o lateral-esquerdo não saí para poder ficar na cobertura”, explicou.

Com relação a sua preferência entre as duas opções de Dunga, o jornalista não teve dúvidas em apontar o jogador do Cruzeiro como a melhor alternativa. “Eu gosto mais do Gilberto. Por ser também jogador de meio-campo, tem um controle, toque de bola, ajuda a marcar. O Michael Bastos tem jogado muito mais como atacante do que qualquer coisa. Tem atuado em uma função mais voltada para o ataque”, declarou.

O lado esquerdo não é o único problema da convocação do treinador da Seleção. Assim como muitos analistas, Noriega acredita que o técnico chamou diversos jogadores que possuem características parecidas. Por esse motivo, o comentarista acha difícil que Dunga consiga alterar o jeito do Brasil atuar durante os jogos. “Mudar a cara do time não vai porque não tem muitos jogadores com essa característica. Não tem um Ganso, um Alex, um Diego. Os jogadores de meio-campo possuem as mesmas características. Você não tem um reserva para o Kaká, por exemplo. O jogador que entrar na vaga do Kaká, se ele não puder jogar, são todos jogadores diferentes dele. Talvez esteja aí uma grande dificuldade”, avaliou.

Durante a conversa, Noriega lembrou das dificuldades que o Brasil tem para enfrentar o México. Nos últimos dez confrontos, a Seleção venceu dois, empatou dois e perdeu os outros seis. Além dos mexicanos, o jornalista aponta a Espanha como um dos adversários mais complicados para os brasileiros no Mundial. Segundo Noriega, a dificuldade com os espanhóis se dá pelo estilo de jogo adotado pela Fúria.

“A Espanha joga o que o Brasil costumava jogar. Tem o controle do jogo. O meio-campo da Espanha me grada mais do que o do Brasil pelo estilo. Mas, o meio-campo do Brasil é muito bom também, mas é diferente, mais marcador, de roubar a bola e acionar o ataque em velocidade. Gosto mais do estilo de jogo dos espanhóis. Um time que controla melhor: com a bola no chão e toques. Vi a Espanha jogar de perto na Eurocopa e fiquei muito impressionado com o entrosamento e com o toque de bola em velocidade”, analisou.

Imagens:
Divulgação / Editora Contexto
Rafael Zito
Sabrina Machado

Um comentário:

Diego disse...

Quero ver o relato do jogo de botão: Zito x Nori

BlogBlogs.Com.Br