quarta-feira, 10 de março de 2010

E agora, Gaúcho?

Por: Fausto Monteiro
Todas as vezes que Dunga foi indagado sobre a ausência de Ronaldinho Gaúcho na Seleção brasileira, ele despistou, falou do grupo que tinha homens de confiança, de que o time estava praticamente fechado e etc. Mas, a verdade é que Ronaldinho Gaúcho era uma incógnita. O jogador havia explodido, jogado muito e mostrado seu futebol. No entanto, nos últimos tempos havia "perdido a alegria" de jogar futebol. Esta temporada retomou suas grandes exibições, não o suficiente para brilhar os olhos de Dunga.

Acredito que seu teste de fogo tenha sido nesta quarta-feira. Manchester United x Milan, no Old Trafford. No San Siro, o resultado havia sido uma vitória por 3 a 2 dos ingleses. Com isso, os italianos teriam uma missão praticamente impossível em Manchester. Praticamente até os 13 minutos, quando Rooney abriu o placar e a missão de fato tornou-se impossível, acabando com a vitória inglesa por 4 a 0.

Poderia até restar um pingo de esperança aos italianos se Ronaldinho Gaúcho estivesse nos seus melhores dias. Mas, como já era de se esperar, ele foi bem marcado pelo coreano Park (!). Se ele não for convocado, com certeza não terá sido por causa dessa partida em si, mas se ele tivesse arrebentado e feito o possível para o Milan se classificar, com certeza seria difícil para Dunga explicar sua ausência.

No entanto, convenhamos, ficou fácil para Dunga deixar Ronaldinho de fora. Diante dos fracos times italianos, o atleta deita e rola. Na primeira partida contra o Manchester, acabou indo bem nos números finais, mas quem assistiu o jogo viu que ele ficou sumido praticamente o tempo todo. Contudo, não podemos responsabilizar o atleta pela eliminação do Milan. Isso não seria justo tendo em vista que o Milan é mais fraco tecnicamente e taticamente que o Manchester.

Tecnicamente pois conta com atletas como Abate (esse já seria suficiente) e os atacantes Hunteelar e Borriello (não fizeram absolutamente nada) e Leonardo ainda dá-se o luxo de deixar Seerdorf e Beckham no banco de reservas e recheia o meio-de-campo de volantes como Pirlo, Flamini e Ambrosini. Taticamente pois o time italiano, como manda a tradição, deveria ser o mais aplicado na marcação, certo? Errado, pois o que vimos foi um Manchester United muito mais esforçado no quesito, pressionando a saída de bola dos italianos, enquanto o Milan marcava de longe deixando muito espaço para Rooney e cia jogarem.

Com isso, caiu a casa do Milan e, provavelmente, de Ronaldinho Gaúcho, que deve seguir fora da lista de Dunga que, vamos ser sinceros, não está de todo errado após essa exibição do craque. Se ele tivesse acordado antes para a vida, poderia ter reescrito bem melhor sua história no futebol. Mas a realidade é que não sou vidente, torço por Gaúcho, e, independentemente do que acontecer na próxima e definitiva convocação, ele continua sendo aquele atleta que brilhou os olhos do mundo com suas jogadas fantásticas e que pode fazer muito mais.
Imagem: Jornal A Marca

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br