sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Ronaldinho Gaúcho deve ser convocado para a Copa do Mundo?

Por: Juliano Macedo


Faltando pouco mais de 100 dias para a Copa do Mundo da África do Sul, as 32 seleções já estão praticamente definidas e agora é a hora de os técnicos optarem por esse ou aquele jogador. É claro que as escolhas nem sempre agradam a todos, mas somente 23 jogadores podem ser convocados para o mundial.

No Brasil, a convocação dos atletas para a Copa do Mundo sempre causa polêmica. Isso acontece devido ao elevado número de jogadores de qualidade. E mesmo com a descrença da mídia e dos torcedores em alguns atletas, Dunga tem pelo menos 95% da lista definida. Aqueles que estiverem ao lado do treinador nos momentos mais difíceis, também estarão com ele na África do Sul, mesmo que, em alguns casos, isso não seja considerado o mais justo. Mas isso é uma opinião do treinador e que deve ser respeitada. Dunga conviveu com críticas e desconfiança desde que assumiu a Seleção Brasileira e por isso age dessa maneira.

O grande problema de Dunga é definir se levará ou não o astro Ronaldinho Gaúcho para o mundial. As opiniões se dividem. Na Europa e, principalmente, na Itália, a mídia faz campanha assídua pró-Ronaldinho. Enfatizam que ele ainda faz a diferença e que aos poucos vem reencontrando seu mágico futebol. No Brasil, as opiniões tendem a favor do jogador também. O grande problema de Ronaldinho são as tão famosas noitadas e o que pesa contra ele é sua postura no grupo que disputou e fracassou na última Copa do Mundo. Será que se Ronaldinho for convocado para este mundial ele terá a mesma atitude? Como ter certeza de que ele se comportará e irá para a África do Sul apenas para jogador futebol e não para se esbaldar nas baladas africanas? Isso é uma questão delicada e aparentemente difícil de responder.

Ronaldinho Gaúcho é um ótimo jogador, faz coisas imprevisíveis e tem o poder de decidir uma partida, mesmo não mostrando nunca com a camisa da Seleção Brasileira o futebol que apresentou nos clubes por onde passou. Dunga levará para a Copa do Mundo um lote de volantes e, exceto Kaká, nenhum outro jogador habilidoso para o meio de campo. Portanto, Ronaldinho seria uma boa opção e creio que não seja o mais correto desprezar o talento de um jogador como ele, mesmo correndo riscos extra-campo. Mesmo achando que o treinador não o levará para a Copa do Mundo, eu convocaria o atleta. E você, levaria o Ronaldinho Gaúcho para a África do Sul?

Imagem: Daniele Badlato -AP

9 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Acho que o Dunga deve levar o Ronaldnho sim! Um ótimo jogador, teve seus altos e baixos no futebol e as vésperas da Copa está numa excelente fase. Porque não leva-lo? Niguém fala do comportamento do Adriano que também é muito parecido com o de Ronaldinho, então acho que a barreira não é só o comportamento ou será por causa daquele chapéu antológico e o elático em meados de 1999? O brasil clama por R10 na seleção, ta na hora do Dunga acordar.

Parabéns pela matéria Juliano.

Forte abraço

Cleber Silveira

Sabrina Machado disse...

Deus queira que não, mas acho que o Brasil vai perder a Copa por causa da teimosia do Dunga.

O Ronaldinho Gaúcho deveria sim estar entre os 23.

Não me conformo ele convocar jogadores como Doni, Gilberto Silva, Josué, Felipe Melo e Julio Baptista.

A seleção precisa de mais um meia e de volantes que saibam jogar...

A Artes e a Criança disse...

Dunga é muito teimoso, Ronaldinho é um bom jogar, esta bem nesse momento, e com certeza vai fazer muita falta, e se a seleção perder a culpa é sera do treinador.
Pense nisso viu Dunga!!!
Coloque Ronaldinho na lista para depois não chorar de arrependimento.

A Artes e a Criança disse...

Ronaldinho tem que ir pra copa na Africa.
Dunga cuidado com o que esta fazendo.
Ronaldinho é necessario nessa seleção.
Se não levar o Ronaldinho e a seleção não se classificar, você vai ser o culpado.
Bia

A Artes e a Criança disse...

Dunga, você tem que convocar o Ronaldinho Gaucho.
Cuidado para não se arrepender depois.
Adriano e Vagner Lopes tem tido mal comportamento, acorda Dunga!
Deixe a vida particular de Ronaldinho de lado, o importante é ele jogar.
Carlos

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...

O Dunga é um filha da #$@* esse kra anda tomando o santo daime...
como que ele pode pensar em deixar o Ronaldinho fora da copa ele joga muito ta apresentando um exelente futebol e merece uma vaga na seleção

BlogBlogs.Com.Br