quarta-feira, 25 de novembro de 2009

UEFA Champions League - última rodada

Por: Leandro Miranda


Grupo A

Depois de passear sobre uma confusa Juventus e ganhar fácil por 2 a 0, o Bordeaux garantiu a primeira posição do grupo, com 13 pontos. O time francês joga em um 4-2-3-1 interessante, com os rápidos Gouffran e Wendel pelos lados apoiando o habilidoso centroavante Chamakh. Hoje, ainda atuou sem seu principal armador, Gourcuff. Na última rodada, cumpre tabela contra o Maccabi Haifa, que perdeu todos os seus cinco jogos. O jogo decisivo será em Turim: Juventus (8 pontos) e Bayern (7), dois times que vivem um péssimo momento tático, disputam diretamente a segunda vaga. A Juve sofre para moldar seu jogo ao de Diego, enquanto o Bayern é vítima das maluquices do vulnerável 4-1-3-2 de Van Gaal e dos desfalques (para citar alguns: Ribéry, Robben e Klose). Palpite: Juventus.

Grupo B

Com 10 pontos, o Manchester United já está classificado. Mesmo que perca fora de casa para o Wolfsburg (7 pontos) na última rodada, e o CSKA (também 7) vença o eliminado Besiktas em Istambul, os Red Devils não podem ser alcançados pelos russos, por causa do confronto direto, primeiro critério de desempate. Alex Ferguson deve poupar titulares do United contra o forte time do Wolfsburg, que joga em casa e tem o retorno de Grafite (não que eu ache isso grande coisa). O time alemão deve ganhar e ficar com a outra vaga, pois bate o CSKA no confronto direto. À boa equipe de Moscou, que conta com três ótimos jogadores – o lateral-esquerdo Schennikov, o meia-direita Krasic e o armador Dzagoev – restará a Liga Europa.

Grupo C

O Real Madrid (líder com 10 pontos) só não se classifica se tomar uma goleada do Olympique (7 pontos) em Marselha: no primeiro turno, os merengues ganharam por 3 a 0 em casa, ficando em larga vantagem no confronto direto. Mesmo que consiga vencer, o time francês não deve passar de fase: o Milan (8 pontos) só precisa ganhar do fraquíssimo Zürich fora de casa para se garantir. Mesmo que o jogo do primeiro turno, em Milão, tenha sido 1 a 0 para o Zürich, e que o 4-2-1-3 de Leonardo dependa demais de uma boa atuação de Seedorf, os italianos não devem deixar a chance escapar. Palpite: Real em primeiro, Milan em segundo.

Grupo D

Chave já definida. O Chelsea é o líder com 13 pontos e pode até mandar os juniores contra o lanterna APOEL, em Londres, que deve faturar mais uma vitória. Em Madri, o Atlético (três empates e duas derrotas) encerra sua melancólica campanha contra o Porto, já garantido no segundo lugar com 9 pontos. Deve ser um jogo aberto, com os espanhóis precisando de uma vitória simples para se garantirem na Liga Europa. Perder o terceiro lugar para o APOEL seria completamente ridículo.

Grupo E

Fiorentina (12 pontos) e Lyon (10 pontos) já estão classificados; falta só definir o primeiro e o segundo. Os italianos visitam a decepção Liverpool, que precisou perder Fernando Torres por lesão para perceber – tarde demais – o quanto dependia dele taticamente. Rafa Benítez não podia manter o 4-2-3-1 com N’Gog isolado na frente; querer que ele faça as mesmas funções de Torres é uma piada. No outro jogo, o Lyon deve surrar o lanterna Debrecen em casa. Palpite: Lyon em primeiro, Fiorentina em segundo.

Grupo F

Por incrível que pareça, o único grupo onde todos ainda têm chance. O líder Barcelona (8 pontos) só fica de fora se perder do Dynamo (5 pontos) em Kiev por mais de 2 gols de diferença, o que faria os ucranianos passarem os espanhóis no confronto direto. Além disso, precisa haver um vencedor no jogo entre Internazionale e Rubin Kazan, em Milão (ambos têm 6 pontos). No jogo de San Siro, obviamente, quem vencer se classifica; em caso de empate sem gols ou por 1 a 1, a Inter termina à frente do Rubin; 2 a 2 em diante coloca o Rubin à frente da Inter. Aí vai depender do outro jogo; se o Dynamo ganhar do Barça, o empate entre italianos e russos elimina os dois e classifica os ucranianos. Resumindo:
- o Barcelona pode até perder por um gol de diferença;
- o Dynamo precisa vencer o Barça e torcer por um empate no outro jogo; caso haja vencedor em Milão, precisa ganhar por mais de dois gols de diferença;
- a Inter pode empatar em 0 a 0 ou 1 a 1, desde que o Dynamo não ganhe do Barça;
- o Rubin pode empatar por 2 a 2 em diante, novamente desde que o Dynamo não ganhe do Barça.
Palpite: sem zebras. Barcelona em primeiro, Internazionale em segundo.

Grupo G

Depois da derrota inesperada contra o romeno Unirea, o já classificado Sevilla (10 pontos) enfrenta o eliminado Rangers em casa, precisando só de um empate para garantir a primeira posição. No outro jogo, confronto direto: o Stuttgart (6 pontos) recebe o Unirea (8 pontos) e só a vitória classifica os alemães. Os surpreendentes romenos precisam apenas segurar o empate. Palpite para esse grupo meia-boca: Sevilla, agora jogando a sério, em primeiro, Unirea em segundo.

Grupo H

O Arsenal, com 13 pontos, já está garantido na primeira posição (não fez mais que a obrigação, dado o nível dos concorrentes). Vai enfrentar o vice-líder Olympiacos (7 pontos) fora de casa, para cumprir tabela. Azar do Standard Liège (4 pontos), que precisa vencer o AZ em casa e torcer por uma vitória dos ingleses sobre os gregos. Porém, o difícil não é o Arsenal reserva ganhar do Olympiacos; é o Standard fazer sua parte contra o AZ, que precisa da vitória para chegar à Liga Europa. Palpite para a segunda vaga: Olympiacos.

3 comentários:

Rafael Zito disse...

Sem dúvida, a grande decepção dessa primeira fase é o Liverpool... a saída do Xabi Alonso acabou com a qualidade da transição do jogo entre defesa e ataque e os Reds nao tem reservas na qualidade dos titulares.

O Barça voltou a jogar como Barça! A Inter tb decepciona! Assim como o Bayern de Munique do louco Van Gaal.

As surpresas positivas são os franceses Lyon e Bordeaux!

Um abraço!

Felipe Simi disse...

Leandro,

Acho que a eliminação do Liverpool, apesar de merecida, vai tirar um pouco o charme dos mata-matas.

Outra zebra deve ser a saída precoce da Juventus ou do Bayern de Munique, duas superpotências da Liga.

No mais, tá legal. E vai ficar melhor ainda, já que, daqui para frente, só tem jogão, né?

Valeu! Um abraço.

ASSOCIAÇÃO DA LIGA DA SERRINHA disse...

ola sou acompanhante assiduuo do seu blog...gostaria que visitasse o nosso tambem e comentasse...abraços...

BlogBlogs.Com.Br