quarta-feira, 17 de junho de 2009

Espanha se garante na semifinal da Copa das Confederações

Por: Rafael Zito
Nesta manhã de quarta-feira, a seleção espanhola bateu o Iraque por 1 a 0 e garantiu classificação para a fase semifinal da Copa das Confederações. O placar magro se explicar pelo fato do técnico Vicente Del Bosque ter preservado alguns titulares e, também, porque ficou evidente que os jogadores espanhóis se pouparam durante a partida, devido à fragilidade da seleção iraquiana.

Após a goleada de 5 a 0 sobre a Nova Zelândia, esperava-se mais um show da Espanha, no entanto, o treinador poupou alguns titulares e os jogadores que estiveram em campo fizeram apenas o suficiente para vencer o adversário. Mesmo sem poder contar com Marcos Senna e Iniesta nesta Copa das Confederações, os meio-campistas Xabi Alonso e Cesc Fábregas estão conseguindo manter a qualidade da saída de bola da Fúria, principal característica da equipe espanhola, que foca seu jogo na posse de bola.

Neste jogo contra o Iraque, Del Bosque retirou da equipe os titulares Puyol e Albiol, dupla de zaga, e os meias Fábregas e Riera. Em seus lugares entraram Marchena e Pique, que mantiveram o nível, já Cazorla e Mata não conseguiram manter a excelência na troca de passes do meio-de-campo. Só não entendo como que o treinador espanhol deixa David Silva no banco. Quando o jogador do Valência entrou em campo a qualidade da Espanha cresceu, já que Silva tem bom passe e é muito habilidoso com sua perna esquerda.

Com mais uma vitória, a Fúria chegou à incrível marca de 34 jogos de invencibilidade. Agora, a Espanha está há apenas dois jogos de igualar a marca da seleção brasileira que, de 1993 a 1996 ficou 35 jogos sem perder. Com a fraca África do Sul na última rodada da competição, não tenho dúvidas de que a Espanha igualará a marca do Brasil. Na semifinal, os espanhóis deverão ter pela frente Brasil ou Itália, desafios complicados e que podem quebrar essa série espanhola. No entanto, não vejo seleção em condições de brecar essa sequência da equipe de Del Bosque. Itália e Brasil precisarão se superar para conseguir tirar a bola do meio-de-campo espanhol, comandado pelo volante Xavi, do Barcelona.


Imagens:
David Villa - site oficial Real Federação Espanhola de Futebol

Um comentário:

Bruno Zanette disse...

Se tudo der certo, Espanha e Brasil decidirão essa Copa das Confederações. E aí meu amigo, sai da frente que será jogo de soltar faísca...

Abraço!

BlogBlogs.Com.Br