quinta-feira, 23 de abril de 2009

“A Taça do Mundo é nossa!”

Por: Rafael Zito e Sabrina Machado


Ela não é mais nossa hoje, mas já foi por cinco vezes. Desde 1930 – ainda que não seja essa mesma taça do foto – ela passou de mãos em mãos (ou não) de quatro em quatro anos. Foi do uruguaio, do italiano, do italiano, do uruguaio, do alemão, nossa, nossa, do inglês, nossa, do alemão, do argentino, do italiano, do argentino, do alemão, nossa, do francês, nossa, do italiano...

Paixão! Explicar paixão é algo muito complicado, alguns diriam que algo inexplicável. Luta. Luta é mais fácil. Lutar é utilizar de todas as suas forças, todas mesmo, ainda que você pense não ter mais de onde tirar energia. Todos que conseguiram uma Taça de Campeão Mundial lutaram. Outros tantos milhões que viram a Taça pela televisão, ou apenas ouviram pelo rádio, imaginando-a, se apaixonaram. Paixão pelo esporte de uns e luta para serem os melhores de todos de outros.

O símbolo dessa luta e dessa paixão esteve “pertinho” de nós!

No último sábado, o estádio do Morumbi recebeu uma visita mais do que ilustre. Ela esteve em exposição dentro do campo do São Paulo e a passagem do Troféu mais cobiçado do futebol mundial foi atração para diversas pessoas que estiveram no local para vê-la e fotografá-la.

A Taça do Mundo FIFA começou a premiar o Campeão Mundial de Seleções a partir de 1974, já que, a antiga Jules Rimet ficou definitivamente com o Brasil, pois a seleção canarinha levantou a Taça três vezes. Os maiores vencedores da Taça FIFA são o Brasil, Alemanha, Argentina e Itália, todos com duas conquistas.

O objeto mede 36,5cm e é feita de 5kg de ouro 18-quilates (75%) sólido com uma base (13cm de diâmetro) contendo duas camadas de malaquita. A taça, que pesa 6.175kg, tem duas figuras humanas segurando o planeta Terra.

A equipe do Blog Jornalismo Esportivo não poderia deixar de acompanhar um evento de tamanha importância para o futebol brasileiro. Esta foi a primeira vez que o Troféu esteve em exibição no país, aspecto que motivou muita gente a se deslocar até o Morumbi para ficar pertinho deste objeto de desejo mundial.

O estudante Eduardo Ferraz, de 21 anos, elogiou a iniciativa e com muito bom humor indagou: “Será que é de ouro mesmo?”. Na sequência falou da sensação de estar a poucos metros do maior prêmio do futebol mundial. “Adorei a iniciativa e certamente que gosta de futebol está prestigiando. Está sendo muito legal”.

Com o passar do tempo a fila ia aumentando e a ansiedade tomava conta de algumas pessoas. Porém, para o funcionário público, Wilson Macelli, a sensação de ver a taça de perto foi normal. “Acho que foi normal talvez pelo costume de ganha-la frequentemente”, brincou. “Gostaria que a taça ficasse em exposição no Parque São Jorge”, completou com bom humor.

Um dos responsáveis por “proteger” a Taça FIFA, o funcionário terceirizado da Visa, César Martin, comentou sobre o que estava acontecendo no evento. “A criançada se diverte e os pais aproveitam para tirar fotos da Taça e de toda a família”. Apesar de estar trabalhando, Martin não deixou de expressar seu contentamento por estar perto de um objeto de tamanha importância. “Para nós que somos apaixonados por futebol sempre tem um algo a mais”.

Além dos residentes da cidade de São Paulo, o evento atraiu pessoas do interior do estado. A advogada Alessandra Espironelli viajou de São José dos Campos com sua família para ver o troféu de perto. “A emoção é muito grande por estar trazendo meu filho para ver uma taça tão bonita como essa”, disse. “O coração está batendo forte. Vou tirar fotos da família toda com ela”, concluiu.

Imagens e Montagem:
Sabrina Machado

10 comentários:

Marcelo Braga disse...

Zito e Sabrina, muito bacana o nosso Blgo estar indo para a rua para conseguir matérias diferentes.
Parabens a vocês.

Persio Presotto disse...

Muito bom, seu Zito! Vi a chegada da Taça FIFA nos estúdios da ESPN Brasil. Coisa de louco! Uma recepção muito bem feita. abraços, pp ah... sabrina, beijão pra vc!

André Augusto disse...

Eu fui conferir de pertinho também. Realmente linda!

Faz jus a sua importância!

Agrupacion Tradicional River Plate disse...

Hola: Gracias por visitarnos, pero
"SIAMO FUORI RAGAZZI" Un abrazo

Impasse Livre disse...

rafael parabéns pelo trabalho e pela baita equipe qualificada que aqui participa. tenho o orgulho e o prazer de ser um de seus leitores. qd ficarem famosos, lembrem-se de nós, ok? qt a taça acho que ele já foi objeto maior de cobiça e com o povo brasileiro distante de sua seleção, a copa está mais relçegada a sehgundo plano!abs, e veja o post: palavrão, a origem! e me diga o que achou, ok? abs, lçeandro

Felipe Simi disse...

Fiquei orgulhoso!
Sá, Zito, meus parabéns!

Abraços.

cesar disse...

Deve ser uma sensação indescritível ver a Taça de perto e para os jogadores que a levantam...Parabens a vcs que conseguiram.

vlw abs

1982 Esporte Clube disse...

Poxa...pena que não troxeram elas (a taça e a Sabrina) prá Belo Horizonte. Se bem que por aqui, pelo menos, a taça não deve vir nunca já que foi um atleticano que roubou a J.Rimet da CBF. Por falta de títulos do seu clube, eles cometem esses atos. Já a Sabrina...bem se eu não estiver cometendo a gafe de elogiar uma mulher comprometida com algum componente do blog, tá bão dimais. FORTE ABRAÇO!

Esteban dL disse...

hermosa la copa, veremos de quien será en 2010 la copa... queremos la 3º acá, jaja

http://d-coleccion.blogspot.com

Silvio Segundo disse...

Heheheh muito bom mesmo...olha so o pessoal do blog invadindo a rua...é assim que se faz...

Mas...uma pena não ter acompanhado de perto...acho que se pudesse ve-la (a taça) quem sabe me traria de volta a vontade e a emoção de acompanhar nossa seleção em seus jogos em busca de sua conquista...

BlogBlogs.Com.Br