sexta-feira, 13 de março de 2009

OPINIÃO!!!!!!

Nosso quadro “Opinião” desta semana sai um pouco do mundo do futebol e traz o piloto de Formula 1 da Brawn GP, Rubens Barrichello, como tema principal. Ele terminou a semana com o melhor tempo da semana no circuito de Barcelona. Será que Rubinho terá um ano inesquecível na Fórmula 1? Ele saberá a hora certa de deixar as pistas? Ele é perseguido pela imprensa? Ele teve azar de ser piloto da Ferrari na era Schumacher? Como podemos definir Rubens Barrichello?

Convido você, leitor, a ler as opiniões de nossos jornalistas. Neste fim-de-semana contamos com a estreia do novo integrante da nossa equipe, o estudante de jornalismo Leandro Miranda.

Por: Felipe Simi
Uma nova equipe. Um carro recém-projetado. Estabilidade e aerodinâmica em perfeita sintonia. E, no cockpit, o piloto mais experiente da categoria.

Nos últimos testes antes da abertura da temporada na F-1, Brawn GP, Rubens Barrichello e cia. roubaram a cena. Enquanto Renault, Ferrari e McLaren ainda ajustam suas máquinas – Alonso acabou a semana em 10º, Massa em 6º e Hamilton bateu -, o veterano brasileiro ficou em 1º e, agora, vai para a Austrália empolgado com a performance de seu BGP-001.

O próprio Massa, perguntado sobre o desempenho de seu F-60 nesta pré-temporada, disse:

- Comparando com os outros, exceto a Brawn, estou realmente satisfeito.
- Por quê, “exceto a Brawn”? – retrucou o repórter.
- Porque a Brown foi inatingível – explicou o piloto.

Por: Leandro Miranda
A Brawn GP, do veterano da F1 Ross Brawn, começou o ano assustando as escuderias tradicionais. Com os melhores tempos da pré-temporada, deixou Ferrari, Renault e, sobretudo, McLaren parecendo as ‘novatas’ – o próprio Felipe Massa afirmou que “nunca tinha visto a McLaren tão atrás”. Porém, como Massa também apontou, as equipes de ponta podem e devem, a qualquer hora, descobrir o que não vem dando tão certo e igualar as marcas da Brawn. Este é só o momento dos times acertarem seus novos modelos de carros; o melhor tempo de Barrichello não vale pontos no campeonato.

Por isso, o ano de Rubinho estará condicionado ao de sua escuderia. Se a Brawn mantiver o desempenho claramente superior e não for alcançada pelos ‘macacos velhos’ da F1, um piloto experiente e ótimo em acertar carros como o brasileiro tem grandes chances de fazer um belo campeonato. Dizer que ele é pé-frio e sem carisma não são argumentos plausíveis para apostar em um ano de fracasso.

Porém, não aposto em uma liderança absoluta da Brawn GP durante toda a temporada. Os concorrentes saberão se adaptar, Rubinho terá dificuldades, mas não é a hora de parar; ele tem o ano de 2009 para mostrar aos insistentes críticos – muitos deles, escrachados – que tem pontos fortes como piloto. É mais um brasileiro para quem torcer na F1!

Por: Marcelo Braga
O ano começou com o futuro incerto da Honda, mas o que parecia certo era que Rubens Barrichello ficaria de fora da temporada. Tudo indicava que, mesmo com sua persistência, Rubinho passaria a temporada de 2009 em outra categoria.

Porém, com a criação da Brawn GP e a confirmação de seu nome, Rubinho está tendo a chance de provar que não é apenas o piloto recordista de GPs, mas sim um dos grandes talentos que a categoria já teve.
Este início de temporada servirá para Rubinho provar que não errou ao adiar a sua aposentadoria e para calar os críticos – principalmente os brasileiros -, que nunca lhe deram o valor merecido.

Por: Rafael Zito
Quando tudo caminhava para o final da carreira, o piloto brasileiro Rubens Barrichello conseguiu permanecer mais uma temporada na Fórmula 1. Mesmo garantido na Brawn GP, antiga Honda, acreditava-se que o brasileiro seria apenas um coadjuvante na temporada de 2009, ficando sempre nas últimas posições. Entretanto, o começo da nova equipe parece animador, já que apresentou resultados surpreendentes nos testes coletivos em Barcelona

Ainda é cedo para afirmar qualquer coisa, mas os resultados iniciais trazem confiança para Rubinho. Após a primeira amostra, Barrichello pode sim ter um ano inesquecível, quem sabe até com o tão sonhado título mundial, porque não? Eu acreditava que, depois da melancólica temporada de 2008, isso por culpa do péssimo carro da Honda, Barrichello deveria ter se aposentado, entretanto, os resultados dos testes me fizeram repensar sobre o assunto. Não que Barrichello seja um excelente piloto, mas, é inquestionável que teve o azar de fazer parte da Ferrari durante o período Michael Schumacher, melhor piloto de todos os tempos.

Rubinho sempre foi muito criticado pela imprensa, muitas vezes injustamente, já que todos queriam que ele fosse o novo Ayrton Senna e isso era impossível. Para mim, Barrichello será marcado como um piloto com qualidade, perfeito em acertos para os carros, mas, sem personalidade de um verdadeiro campeão.

Por: Sabrina Machado
Acredito que a Brawn GP poderá surpreender nessa temporada. Pelo que está demonstrando nos testes o carro é bom, isso pode beneficiar muito Rubens Barrichello. Experiência ele tem. Saber ajustar o carro, ele sabe. Mas para mim, ele sempre foi e sempre será um piloto mediano.

Alguns jornalistas quando comentam o assunto falam em falta de sorte, sinceramente não acredito nisso. O Rubinho sempre será lembrado no mundo da Fórmula 1, mas nem tanto pelo lado positivo. Espero ler a autobiografia que ele está escrevendo.Mas fica a dúvida se ele terá coragem de contar os segredos de sua passagem na Ferrari.

Em 2009, ele deve parar de correr. Ao menos esse é meu conselho. Espero que sua equipe comprove essa “zebra” que está pintando. Ele nunca esteve entre os melhores, mas também nunca entre os piores. É o médio Rubens Barrichello.

Imagem: Rubens Barrichello - Agência AFP

Um comentário:

Leandro Miranda disse...

boa rafa...a unica palhaçada é essa foto q vc pegou do meu orkut....kk vo providenciar uma decente

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