quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Volantes recolocam o Grêmio na liderança

Por: Rafael Zito

Assim como todas as equipes, o Grêmio também sofreu uma queda no Campeonato Brasileiro. Depois de abrir sete pontos de vantagem na liderança, o time gaúcho viu o Palmeiras e os demais rivais se aproximarem na tabela. Depois de perder a liderança há duas rodadas, quando perdeu para o arqui-rival Internacional, por 4 a 1, e o Palmeiras empatou com o Náutico, por 0 a 0, no estádio dos Aflitos, o Grêmio retomou a ponta após vencer o Santos, por 2 a 0, e o Palmeiras apenas empatar em Florianópolis, por 0 a 0 contra o Figueirense.

É muito prematuro afirmar que o time do técnico Celso Roth retomou a ponta para não mais perdê-la. O campeonato está aberto e, além do Grêmio, mais quatro times brigam pelo título com reais chances de conquistá-lo. Com duas vitórias consecutivas, diante de Botafogo (2 a 1) e Santos (2 a 0), o tricolor gaúcho parece ter reencontrado o rumo das vitórias e do futebol consistente que havia feito com que atingisse a primeira colocação.

Como disse, todas as equipes oscilaram na competição e todas elas tem lá a explicação para isso ter acontecido. O que teria feito o Grêmio perder a dianteira depois de ter construído uma vantagem de sete pontos? O que teria acontecido para que no segundo turno a equipe não tivesse o mesmo desempenho demonstrado na maior parte do Brasileirão?

As respostam passam pelo setor de meio-de-campo. Desde que venceu o São Paulo, por 1 a 0, na abertura do returno, e perdeu para o Flamengo, por 2 a 1, o técnico Celso Roth não conseguiu mais colocar em campo, ao mesmo tempo, os volantes Rafael Carioca (foto à esquerda) e William Magrão (foto à direita), as duas maiores revelações do clube neste Brasileirão. Sem eles à disposição, o Grêmio fez seis jogos dos quais venceu apenas um, empatou três e perdeu dois, somando seis de 18 pontos possíveis.

Nas últimas duas rodadas, coincidência ou não, Roth pôde novamente escalar Magrão e Carioca juntos no meio-de-campo gremista. Os dois jogadores são importantes no esquema do treinador porque conseguem fazer com eficiência a transição defesa, meio-campo e ataque. Escalado no sistema 3-5-2, a bola precisa, obrigatoriamente, passar pelos pés dos dois jogadores, já que, o trio defensivo e os dois laterais não possuem qualidade técnica para fazer a bola chegar “redonda” ao ataque. Dos pés desses dois jogadores saem às principais jogadas do time gaúcho.

Se o Grêmio vai ser o campeão ainda está muito cedo para afirmar, porém, se isso acontecer essa dupla de volantes terá grande parte dos méritos. Acredito que, analisando os cinco postulantes a taça, o Flamengo ainda seja o time mais completo e bonito de se ver jogar. Porém, não há dúvidas de que depois da vitória sobre o Santos, o Grêmio volta a se credenciar como o principal favorito, junto com o Palmeiras.

Imagens:
William Magrão -
http://zerohora.clicrbs.com.br/rbs/image/4262407.jpg
Rafael Carioca -
http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/4145063.jpg

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu canto, eu sou Palmeiras até morrer!

A batalha vai ser dura, mas com ele eu vou até o final, sempre!

Quanto ao texto, muito bem argumentado, Rafão, realmente o Grêmio surpreendeu muita gente. Vamos ver o que vai acontecer com ele...

Ah, o Caldeirão o espera.

Felipe Simi disse...

Este Grêmio é competitivo. Os méritos não são só de Celso Roth, mas também do elenco e da diretoria.

O Palmeiras também é competitivo, mas os méritos são mais do técnico do que da diretoria.

Só que a competência de Luxemburgo é tamanha que, no confronto direto - penso eu -, vai fazer a diferença.

Um abraço, Rafael.

Sabrina Machado disse...

Gostei do texto...eu li até o final...rsrsrs

mas essa parte: "analisando os cinco postulantes a taça, o Flamengo ainda seja o time mais completo e bonito de se ver jogar"...hahaha

só não to rindo mais do q do marcio braga...

Se o palmeiras não pode ter 2 empates fora...o q me diz de ser goleado pelo Galo???

Esse time não pode ser campeão...

pra mim o título não sairá desses três times:

PALMEIRAS, SÃO PAULO E GRÊMIO...

BlogBlogs.Com.Br