terça-feira, 23 de setembro de 2008

Como estará o Brasileirão daqui a seis rodadas?

Por: Rafael Zito

Após 26 rodadas disputadas, o Campeonato Brasileiro apresenta um grande equilíbrio. A tabela mostra o Grêmio na liderança com 50 pontos. Na seqüência aparece o Palmeiras, apenas um ponto atrás. Um pouco mais afastado está o Cruzeiro, com 46 pontos. Logo depois estão Flamengo e São Paulo, ambos com 43 pontos e ainda na briga pelo título.

Com um campeonato de 38 rodadas, sete meses de duração e janela de transferência no meio da disputa, fica impossível ser taxativo e afirmar qualquer coisa. Para que a análise seja um pouco mais pontual e palpável é preciso fragmentar o campeonato. Nos últimos 18 pontos em disputa, o Grêmio conquistou apenas seis, ficando com apenas a 15ª colocação, o que mostra uma acentuada que de produção do time gaúcho. Apesar da vitória sobre o Figueirense, por 4 a 3, a campanha do Cruzeiro também não é das melhores, tendo conquistado apenas um ponto a mais que o Grêmio, atingindo a 14ª posição.

Das equipes que acredito que brigarão pela taça vale destacar o desempenho do Palmeiras, que no período escolhido ganhou 12 pontos, terceira melhor performance. Outros dois destaques são o Flamengo e o São Paulo, ambos com 11 e 10 pontos, na 5ª e 7ª colocações, respectivamente. Não dúvida do crescimento destes três times e da queda de Grêmio e Cruzeiro, porém, ainda não possível afirmar nada.

Para que tenhamos uma nova etapa para averiguar o desempenho dos times é preciso fazer um novo recorte e estipular um novo período. Após as próximas seis rodadas poderemos olhar para a tabela e fazer uma nova projeção. Nos próximos 18 pontos em disputa minha expectativa é que o São Paulo seja o time que ganhará mais pontos. Antes de enfrentar o Palmeiras, o Tricolor paulista fará dois jogos em casa e sairá para jogar contra o Ipatinga. Nesta etapa da competição o São Paulo tem tudo para ganhar 14 pontos e chegar aos 57.

Outra equipe que creio terá bom desempenho será o Flamengo. Com quatro jogos dos seis no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro deve ganhar 13 pontos e chergar a 56. O Palmeiras deve vir logo atrás com 12, chegando aos 61. Creio que Grêmio e Cruzeiro seguirão sofrendo para garantir pontuação. Estimo que ambos ganharão 11 pontos, levando o Grêmio aos 61 e o Cruzeiro aos 57.

Tenho certeza que alguns não compreenderão e discordarão dos meus palpites, mas, não sou o dono da verdade, não tenho convicção de nada e respeito os que discordam. São apenas projeções verificando os próximos confrontos de cada equipe. Façam vocês mesmos suas apostas. No final deste período poderemos ter uma nova visão sobre a competição.

Provável classificação daqui a seis rodadas.

1° Palmeiras = 61 pontos
2° Grêmio = 61 pontos
3° Cruzeiro = 57 pontos
4° São Paulo = 57 pontos
5° Flamengo = 56 pontos

Próximos jogos:

Grêmio:
Internacional x Grêmio
Grêmio x Botafogo
Grêmio x Santos
Portuguesa x Grêmio
Grêmio x Sport
Cruzeiro x Grêmio

Palmeiras:
Náutico x Palmeiras
Palmeiras x Atlético Mineiro
Figueirense x Palmeiras
Palmeiras x São Paulo
Fluminense x Palmeiras
Palmeiras x Goiás

Cruzeiro:
São Paulo x Cruzeiro
Cruzeiro x Sport
Cruzeiro x Ipatinga
Atlético Mineiro x Cruzeiro
Atlético PR x Cruzeiro
Cruzeiro x Grêmio

Flamengo:
Flamengo x Sport
Náutico x Flamengo
Flamengo x Atlético Mineiro
Vasco x Flamengo
Flamengo x Coritiba
Vitória x Flamengo

São Paulo:
São Paulo x Cruzeiro
Ipatinga x São Paulo
São Paulo x Náutico
Palmeiras x São Paulo
São Paulo x Vitória
Botafogo x São Paulo

5 comentários:

Felipe Simi disse...

Dos cinco times da frente que você mencionou, Zito, apenas dois, a meu ver, merecem ser sublinhados como candidatos ao título nacional: Grêmio e Palmeiras.

São os menos medíocres de um campeonato que, ao contrário dos anteriores, está nivelado por baixo.

Um abraço!

Felipe Moraes disse...

Estará tão equilibrado quanto está agora.
E talvez, o Vasco esteja ainda mais atolado na lama.

Abraço,
Felipe Moraes

Glauco disse...

Acho que o Cruzeiro e Flamengo vão estar mais próximos da liderança, enquanto Vasco e Ipatinga estarão mais afundados.

Thiago Fagnani disse...

É O MELHOR CAMPEONATO NACIONAL DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sabrina Machado disse...

O equilíbrio é visível, mas acredito da superioridade do Palmeiras na reta final. Não por ter mais time e elenco, mas por ter o melhor treinador a meu ver.

Bela análise, mas pra mim o Flamengo não briga pelo título.

A briga será entre Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro.

bjos

BlogBlogs.Com.Br