sábado, 26 de julho de 2008

Almanaque Olímpico SPORTV

Por: Rafael Zito e Thiago Fagnani

Marcelo Barreto e Armando Freitas autográfam o nosso livro

Na última quinta-feira, os jornalistas Marcelo Barreto e Armando Freitas fizeram o lançamento do livro “Almanaque Olímpico SPORTV”, em São Paulo. O evento foi realizado na livraria Saraiva do Shopping Morumbi e contou com a presença de diversos convidados.

O livro é uma obra que contém a história das Olimpíadas desde seus primórdios, com a criação dos gregos, para posteriormente apresentar o surgimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, com início em Atenas-1896. O Almanaque começa contando a história, depois passa pela origem, o renascimento e a criação do Movimento Olímpico, atrás de Pierre de Coubertin, francês que idealizou o Olimpismo. Os autores decidiram dividir a obra contando os fatos mais importantes de todos os Jogos Olímpicos na ordem cronológica, o Brasil nos Jogos, os números dos Jogos, e na seqüência abordam os fatos históricos de cada modalidade.

Dentre os convidados estávamos nós, Thiago e Rafael, representando o Jornalismo Esportivo, a convite de Rodrigo do blog http://www.cultebol.blogspot.com/.

Estar neste lançamento foi uma honra para nós, ainda mais após bater um papo com estes dois jornalistas, que se mostraram muito simpáticos e entendedores do assunto esporte; conversamos até sobre nosso trabalho de conclusão de curso.

Sobre o almanaque, Marcelo Barreto disse que o livro foi fruto de uma parceria do SPORTV com o Comitê Olímpico Brasileiro. Nunca o COB havia produzido um livro sobre a história das Olimpíadas. “O livro foi produzido este ano, ele não é resultado de uma pesquisa tão longa, algo que queríamos” afirmou Marcelo que explicou também o formato da obra:

“Com esse formato mais leve (almanaque), podemos administrar melhor o tempo, porque uma pesquisa sobre olimpíadas não pode ser superficial, ela deve ser profunda. O texto não é pesado e nem longo, o que possibilitou o cumprimento do prazo de entrega deste trabalho”

No site da Livraria Saraiva, o Almanaque Olímpico SPORTV custa R$ 39. Não perca tempo e adquira esta dica do Jornalismo Esportivo.

Imagem: Thiago Fagnani e Rafael Zito

6 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns a vocês dois por nos representarem no lançamento do Almanaque. E muito boa a reportagem.

Mas melhor do que isso mesmo só o profissional Marcelo Barreto. Que espetáculo de jornalista. Tá mais do que provado que pode ser um ótimo jornalista sem sair criticando meio mundo.

Ele e o Luís Roberto são dois exemplos de jornalistas, pelo menos pra mim.

Esteban dL disse...

Muito obrigado pela visita y las felicitaciones.

Saludos

Blog F1 Grand Prix disse...

Muito legal essa dica! O livro é um documento histórico. Vou logo procurar garantir o meu...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Daniel Leite disse...

Parece ser um livro fantástico, realmente. Ouvi na Rádio Globo o Marcelo Barreto falando um pouco sobre a iniciativa. Como ele mesmo disse, então, não há a intenção de contar toda a história olímpica, mas apenas de fornecer alguns dados e aproximar o leitor de alguns esportes. Legais o almanaque e a dica do blog.

Até mais!

Felipe Simi disse...

Zito, Fagnani, excelente trabalho. Penso que esta foi simplesmente uma experiência única p/ vocês, como jornalistas. E compartilhá-la c/ nossos leitores aqui, no blog, é ainda melhor.

Mais uma vez parabéns, e um grande abraço aos dois!

BlogBlogs.Com.Br