quinta-feira, 10 de julho de 2008

Novo reinado no tênis

Por: Lucas Renato

Após o belo texto do companheiro Felipe Simi, não tenho nada a acrescentar sobre a final de Wimbledon. Acredito que a vitória de Nadal seja muito significativa no sentido de passar o bastão. Estamos vivenciando uma transição de reinado.

O rei ainda é Federer. Mas até quando? Os tenistas atingem o máximo de sua forma física aos 24, 25 anos. Exatamente o que aconteceu com o suiço. Federer, agora, está próximo de completar 27 anos. Ele já não é mais um garoto. Nunca mais terá sua idade de ouro. Já Nadal tem apenas 22 anos e, ao longo de 2008, vem desbancando Federer em todos os confrontos. Nadal tem muito a evoluir, e está longe de chegar aos 25 anos. Mesmo assim, consegue resultados esplêndidos. Qual a conclusão que chegamos, então? Nadal ainda vai ganhar muitos títulos. Ele ainda nem está na "idade perfeita".

O que acontece é o seguinte: Nadal se aproxima da "idade perfeita"; Federer, cada vez mais, distancia-se. Nadal já tem 4 Roland Garros. No mínimo, mais uns 4 troféus ele vai conquistar na França. Ele é muito forte fisicamente, e dificilmente surgirá alguém para detê-lo no saibro. Imagine daqui oito anos quantos títulos de Grand Slam ele terá. Ainda é cedo para dizer, mas se ele mantiver esse ritmo de conquistas, ele também poderá ser considerado um dos melhores de todos os tempos.

E esse ano ainda, mais precisamente no US Open, Nadal deve passar Federer no Ranking de Entradas. O máximo que Roger pode conseguir no último Grad Slam é não perder ponto algum no ranking. Já Nadal não defende muitos pontos. Um tem tudo a perder; o outro, só tem ganhar.

Estamos próximos, mas bem próximos mesmo, de ver o início de um novo reinado. É questão de meses.

4 comentários:

Rafael Zito disse...

Que texto é esse em Lucas? Meus parabens pela qualidade!

Discordo apenas na questão da idade auge. Agassi iniciou mto bem a carreira, depois ficou anos no anonimato e soh voltou a brilhar quando jah tinha 30 anos...

Pra mim o q vale é o talento, logicamente se as contusões nao atrapalharem.

Quanto ao Nadal dá gosto de ver a intensidade com que disputa os pontos.

Felipe Simi disse...

Ah, Zito, não sei não... Receio que, no tênis, o talento não seja o primeiro critério de desempate.

De qualquer modo, enquanto lamento por Federer. Sempre preferi vê-lo jogar. Mas, infelizmente - como bem disse o Lucas -, ele está cada vez mais distante do auge.

Um abraço!

Victor Hugo Antinossi disse...

Agassi jogou muito bem além dos 30. Acho que o reinado de Federer está chegando ao fim, mas na minha opinião, pode considerado o melhor tenista da história.
E acredito que Rafael Nadal só é isso tudo pela força física que tem. Não sei se dura muito também não. Problemas físicos devem aparecer em breve na sua jovem e brilhante carreira.

Confira:
http://futegol.blogspot.com

Thiago Fagnani disse...

O Federer não está no fim...é o que o Nadal é melhor do que ele mesmo....

Grande se...digo, Lucas

BlogBlogs.Com.Br