terça-feira, 29 de julho de 2008

E agora, José?

Por: Lucas Renato


Ficou evidente, após a derrota para os Estados Unidos, pela semifinal da Liga Mundial, que os meninos de ouro do nosso vôlei ficaram absolutamente abatidos com o resultado. Na disputa pelo bronze, no dia seguinte, mais uma derrota, agora para a Rússia. O Brasil, pela primeira vez na era Bernardinho, fica fora do pódio em uma competição.

A poucos dias do início das Olimpíadas, bate um certo tremor na seleção e nos torcedores. Por que perdemos? E se isso acontecer em Pequim? Não somos mais os mesmos? Existem outras seleções melhores que a brasileira?

O problema não é perder. O problema é ver os Estados Unidos comendo a bola, com jogadores com alta capacidade física e técnica. O problema é não conseguirmos esquecer a derrota e perder logo na sequência para a Rússia, o que pode demonstrar uma certa instabilidade na seleção.

Além disso, fica claro que a nossa seleção, hoje, não é tão exuberante com há quatro anos. Nalbert, Giovane, Maurício e Ricardinho são melhores que Murilo, Samuel, Marcelinho e Bruninho. E também o Brasil, por sua força, é a seleção mais estudada de todas. Todos querem e precisam saber nossas qualidades no ataque, deficiências, melhores passadores, quem bloqueia menos, em que lugar da quadra o Giba ataca com mais frequência, onde o Marcelinho joga mais bolas etc. Uma infinidade de estudos deve ser feita.

Ainda assim, o Brasil tem os melhores jogadores do mundo, um ótimo levantador, um excelente técnico. Apesar de ter listado muitas dificuldades para alcançar o ouro olímpico, aposto todas minhas fichas no Brasil. Se Deus quiser, o tri é nosso!

E você, José? Acha que o Brasil vai ser campeão em Pequim? Ou acredita em outra seleção? Minha aposta tá feita: Brasil na cabeça!

Foto: Uol Esporte - Jogadores cumprimentam a torcida após partida contra a Rússia pela Liga Mundial

5 comentários:

Felipe Simi disse...

Meu caro Lucas,

É meio assustador vislumbrar, mas, depois de sábado, o mundo do vôlei inteiro viu Bernardinho e cia. sucumbirem em casa. As fraquezas desse time foram escacaradas para nossos adversários. E, em Pequim, teremos muito, muito trabalho - e muita, muita sorte também - p/ sustentar o ouro de Atenas.

Um abraço!

Felipe Moraes disse...

Por incrível que pareça, acho que a seleção feminina chega à Pequim mais favorita ao ouro do que a masculina.
O Brasil mostrou erros imperdoáveis, fragilidade na recepção e displicência no saque. Em Pequim, erros assim podem significar fracasso.

Abraço,
Felipe Moraes

Rafael Zito disse...

Assim como vc Lucão, sou Brasil e não abro. Essa é a seleção "Roda da Excelência" hahahaha

Cara somos os melhores do mundo, no entanto, nao somos imbativeis e sempre tivemos dificuldades contra os Estados Unidos. Essa seleção sempre cresce apos uma grande derrota. Foi assim no Mundial do Japão, quando perdemos para o proprio Estados Unidos, por 3 a 0.

Discordo qndo vc fala q essa seleção eh mais fraca do q a de atenas. Os titulares serão os msm, trocando apenas Ricardinho por Marcelinho, q nao joga com tantos riscos como o Ricardo, mas q eh um otimo levantador.

O q pessoa nessa Liga Mundial foi a pressão de jogar em casa um torneio com tamanha magnitude. Em 2002, perdemos a Liga Mundial em casa e pouco tempo depois conquistamos o Mundial. É nisso q acredito para Pequim.

Bernardinho é uma referência como técnico e vai trazer o tri olímpico pra nós.

Lucão, um abraço pra vc

Daniel Reiner disse...

"O Ricardinho foi o maestro mais uma vez. Se eu fizer um retrospecto, o Ricardinho é hoje o maior levantador da história do Brasil porque nenhum outro conseguiu fazer com que a seleção vencesse tanto, jogasse com uma velocidade tão maior do que todas as outras equipes. Ele não apenas se igualou aos grandes da história – Bebeto, William, Maurício – como suplantou todos eles."

Essa é a opinião do Bernardinho em relação ao seu preterido. Prova de que ele consegue a proeza de ter seu ego maior que sua responsabilidade e sua competência.

Memso que conquiste o ouro em Pequim, o deserviço prestado ao volei mundial,é irreparável.

Deixar um jogador como o Ricardinho fora de uma Olímpiada é um atentado à evolução do esporte, independente do resultado final.

Thiago Fagnani disse...

Eles são eles ainda...

Devemos nos preocupar com os adversários, sem dúvida, mas essa equipe é a melhor do mundo!

É só joagarem com raiva, que sei que jogarão, que vamos ser felizes!

BlogBlogs.Com.Br