sexta-feira, 2 de maio de 2008

Uma troca tentadora

Por: Thiago Fagnani

Citröen c-4 utilizado por Sebastien Loeb


A Citroën pensa em sair dos campeonatos da WRC e começar a participar da DTM. Não entendeu nada? Vou tentar explicar, já que aprendi isso hoje também.

Sempre fui apaixonado pelo automobilismo, mas quando o assunto é raly e corridas de Gran Turismo, sempre deixo à desejar um pouco. É muito mais fácil falar de F-1 do que estes campeonatos.

Revelações a parte, WRC nada mais do que Mundial de Raly organizado pela FIA, onde a equipe francesa é tetracampeã, por sinal, atual detentora dos últimos quatro títulos.

Seu principal piloto é o francês Sebastien Loeb, ganhador destes fatídicos últimos quatro campeonatos. O piloto tem contrato com a equipe até o final de 2009 e estaria se desligando do time.

A DTM é o Campeonato Alemão de Turismo, com aqueles carros de rua, custando milhõess de dólares, com cores lindas, uma arquitetura automobilística fora do normal etc etc etc. E a última corrida deste super-campeonato foi realizada em Hockenheim, o chefão da Citroën, Olivier Quesnel, esteve lá, e gostou muito do que viu:

“Eu fui a Hockenheim para assistir a uma corrida do DTM e o nível de promoção desta série é de outro planeta, se comparada ao WRC. A Citroën me dá o dinheiro e tenho de usá-lo da melhor maneira possível. Nós temos um novo carro, o C5, que está no mercado ao lado do Audi A4 e do Mercedes Classe C, então temos de analisar as coisas”, disse Olivier.

Logo, a questão financeira está contando muito:

“Se nos comprometermos a permanecer no WRC depois de 2009, então ok, investiremos no novo carro, mas não estamos aqui para disputar apenas corridas, estamos aqui para vender carros. Qual o ponto de fazermos uma etapa na Jordânia? Não vendemos carros o bastante lá. Temos de estar é na China. Se não há promoção do WRC, não importa se os custos baixarem e baixarem”, continuou o francês.

Se essa troca ocorrer, independente do motivo, será muito bem vinda. A DTM ficará muito mais forte do que já é. Quem perde mesmo é a WRC, mas, uma equipe com esta hegemonia, tem mesmo de respirar outros ares, encarar novos desafios e mostrar sua força em outras pistas.

O que você acha?

Imagens: www.motorsport.com, www.oteucarrotafddcmg.blogspot.com

Um comentário:

Rafael Zito disse...

Assim como vc confessou tb nao sou mto de acompanhar essas modalidades do automobilismo. Mas qm acompanha esporte conhece mto bem Sebastian Loeb e a Citroen... Qndo o noticiario é sobre rally logo vem a noticia.

"O piloto da Citroen, Sebastian Loeb, se sagrou novamente campeão do rally" hahaha

Seria uma boa pra montadora e pra DTM a mudança... realmente a outra categoria sairia perdendo.

BlogBlogs.Com.Br