sexta-feira, 21 de março de 2008

Seleção Olímpica – Parte 1 – Goleiros

Por: Rafael Zito

No futebol existem várias frases clichês que são usadas e reutilizadas a todo o momento. Um velho ditado diz que “um grande time começa por um grande goleiro”. Levando esse bordão adiante e, pensando que estamos a menos de cinco meses das Olimpíadas de Pequim-08, pesquisei quais seriam os goleiros com idade para defender a meta da nossa seleção.

O regulamento dos jogos permite que cada seleção leve três jogadores acima dos 23 anos e, muitos apostam, que será nessa posição que o técnico Dunga gastará uma das vagas. O nome para a função seria Júlio César, da Inter de Milão, porém, o treinador não pode descartar a possibilidade de convocar apenas os jogadores com idade olímpica. Mas, quais seriam as opções para a posição? Alguns nomes são conhecidos, outros, nem tanto. No entanto, o que não faltam são opções.

Um dos nomes que frequentemente figuram a lista do treinador é o goleiro Renan, do Internacional. O jogador está com 22 anos e traz em seu currículo participações constantes nas seleções de base, inclusive, foi o capitão do time que ficou na 3ª colocação no Mundial Sub-20, disputado na Holanda, em 2005. Pelo Internacional, o arqueiro foi Campeão Gaúcho de 2005, da Copa Libertadores e do Mundial da FIFA, em 2006 e, em 2007, ajudou o colorado a conquistar o título da Recopa Sul-Americana.

Outro jogador selecionável e que foi lembrado na última convocação é o goleiro Diego, ex-Atlético Mineiro, atualmente no Almería (ESP). Também com 22 anos, Diego despontou no clube mineiro na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, em 2006. No começo do Brasileirão de 2007 o jogador continuou se destacando e foi vendido ao clube espanhol. No Campeonato Espanhol, desta temporada, superou Iker Casillas, do Real Madrid, ficando 678 minutos sem levar gols, alcançando a 10ª maior marca da competição. Na sua carreira, o goleiro conquistou o título do Brasileirão da Série B, em 2006, e o título do Campeonato Mineiro de 2007.

Além desses nomes, Dunga teria algumas outras possibilidades, no entanto, os demais nomes são pouco conhecidos do grande público. O goleiro Cássio, ex-Grêmio e que, no momento, joga no PSV (HOL), defendeu a meta da nossa seleção no Sul-Americano e no Mundial sub-20 de 2007. Apesar da fraca campanha da seleção no mundial, esteve no time que foi campeão sul-americano e que garantiu a vaga para Pequim. Finalizando a lista dos possíveis convocáveis aparecem os seguintes nomes: Felipe (Santos), Bruno (Palmeiras) e Muriel (Internacional).

Dentro desse universo apresentado, Dunga poderia confiar nos nossos jovens goleiros ou a presença de um arqueiro mais experiente seria fundamental?

A meu ver, Renan e Diego são os únicos confiáveis, mas, mesmo assim, não abriria mão do Júlio César, que vive ótima fase na Inter de Milão. Se estivesse no lugar do Dunga, certamente gastaria uma das três vagas nesta posição, isso porque, acredito que daria maior tranqüilidade ao time. Porque, além de todo time começar por um grande goleiro, esse goleiro precisa passar confiança e tranqüilidade para o restante da equipe.

Imagens:
http://www.renan1.com.br/renan/carreira.asp?id=1 - Renan.
www.correioweb.com.br - Júlio Cesar.
www.estadao.com.br - Diego.

11 comentários:

Debora Ferreira disse...

só vai dar Diego, cê vai ver !
eu JURO que o cara é bom de verdade !
era minha inspiração nos MEUS tempos de goleira...
hehehehhe

Daniel Leite disse...

Eu ficaria com Diego Alves e Renan. Deixaria as três vagas para "maiores de idade" a outras posições, mais carentes.

Até mais!

Façam suas apostas (ou não)

http://pordentrodomundodabola.blogspot.com

_X_ Coxinha _X_ disse...

tb axo q deve levar o diego e o renan

tem q gastar os mais de 23 anos nas otras posições

pra ter experiencia em campo

eu levaria robinho, ronaldinho e kaká


http://jornalismotricolorpaulista.blogspot.com/

André Augusto disse...

O Diego é o titular, acho que não preciso do Júlio César. O Renan parece um bom reserva.

Se não me engano, o Bruno do Palmeiras não pode, faz ou já tem 24 anos.

Abs!

Felipe Hammes Rodrigues disse...

Para convocar os três jogadores com mais de 23 anos, eu acho mais certo escalar o time titular, primeiramente, sem esses três.

A minha teria: Renan, Rafinha, Breno, Léo (Sidnei), Marcelo; Denílson, Lucas, Anderson, Diego; Pato e Sobis.

Agora sim: Onde estão as maiores carências do time? Ao meu ver, na lateral-direita e na zaga. Convocaria, assim, Maicon e Juan, para os lugares de Rafinha e Léo, ou Sidnei, respectivamente. Além deles, a qualidade decisiva do Kaká.

Abraço!

Anônimo disse...

Bom deixa eu deixar meu comentário aqui antes que apareça outro assunto...

Porque afinal, amanhã assunto é que não vai faltar...a começar pela F1 que logo mais daqui a algumas horas já vai começar...

Bom, como falei para o próprio autor do texto, apesar de não achar o assunto interessante, gostei muito do texto. Escrito muito bom de maneira que, mesmo não me interessando tanto assim pelo assunto, consegui li até o final.

Colocou de forma clara a questão e mencionou todos os goleiros que participaram até agora dessa seleção e os que tem chance de irem em definitivo para Pequim...

Resta agora saber o que o Dunga vai achar melhor...

Optar pelo Julio seria uma escolha muito sábia, daria muita confiança para os jogadores e principalmente para mim.

Bom é isso...

Felipe Simi disse...

Um belo texto explicativo, Zito. Como o Segundinho falou acima, você conseguiu deixar o papo "sem graça" interessante. Parabéns pelo esforço!

Um abraço, parceiro.

Blog F1 Grand Prix disse...

Pois é, em termos de goleiro não tenho muito o que comentar. Meu querido FH não inspira lá bastante confiança, mas até que ele tem salvo o meu Flu nos últimos jogos...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Debora Ferreira disse...

entao amanah vai ter homenagem pro meu Galo aqui ? aai meu Deus, que liindo ! =)
pode deixar que eu passo aqui com certeza x]

Thiago Fagnani disse...

FELIPE
FELIPE
FELIPE
FELIPE
FELIPE
!!!!!!!!!!!!!!!

Filipe Araújo disse...

Diego é mais goleiro que Júlio César, na minha opinião...
Abrazo!

http://gambetas.blogspot.com

BlogBlogs.Com.Br