segunda-feira, 24 de março de 2008

Atlético: um século de história

Por: Rafael Zito

25 de março de 1908. Há 100 anos nascia o Clube Atlético Mineiro. O “galo forte vingador”, como diz um trecho do seu hino, escreveu seu nome na história do futebol brasileiro e é um dos clubes mais tradicionais do cenário nacional. Fundado por um grupo de estudantes no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro extrapolou fronteiras, alcançando status nacional e internacional.

O Galo, como é popularmente conhecido, cravou momentos importantes em um século de vida. Em 1937, sagrou-se Campeão dos Campeões do Brasil, primeiro campeonato profissional interestadual realizado no País. O torneio reunia os campeões estaduais de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Após a primeira conquista nacional, era hora de levar o nome do clube para o mundo. Foi assim que, em 1950, em excursão pela Europa, que o Galo escreveu seu primeiro capitulo longe de terras brasileiras. Em dez partidas contra equipes da Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e França, o Alvinegro obteve seis vitórias, dois empates e duas derrotas, superando o rigoroso inverno do velho continente, uma ótima campanha que lhe rendeu o título simbólico de ‘Campeão do Gelo’, por ter enfrentado alguns campos cobertos pela neve.

O Atlético foi o responsável por um feito inédito para o futebol brasileiro, já que, em 1969, em partida contra a seleção brasileira, venceu a equipe que posteriormente conquistaria o tricampeonato mundial, no México, por 2 a 1, no estádio do Mineirão, com gols de Amaury e Dadá Maravilha, sendo que, Pelé descontou para a seleção. Após a partida, o estádio inteiro clamou pela convocação do artilheiro Dada Maravilha, que representou o Galo na conquista da seleção em 1970.

Em 1971, ocorreu o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol e o Galo foi o campeão. Em um triangular contra São Paulo e Botafogo, o Atlético chegou à partida decisiva contra o Botafogo precisando apenas de um empate, após ter vencido o São Paulo, por 1 a 0, e o São Paulo ter batido o Botafogo, por 4 a 1. Sob o comando do técnico Telê Santana, o clube mineiro venceu o Botafogo, por 1 a 0, com gol de Dadá Maravilha e fez a festa de sua torcida apaixonada.

Falando de sua torcida, “A Massa”, como é conhecida, pode não ser a maior torcida do Brasil, no entanto, está entre as mais apaixonadas, tem o poder de intimidar qualquer adversário e arrepia quando lota o Mineirão. Recordista em títulos estaduais, com 39 conquistas, o Galo ganhou também duas Copas Conmebol (1992/97), torneio equivalente a Copa da UEFA.

Alguns nomes marcaram a história do clube. Telê Santana foi o treinador que mais comandou a equipe, com 434 jogos a frente do Galo. Outros dois nomes de destaque são os artilheiros Dadá Maravilha e Reinaldo. Os dois são os maiores goleadores do clube, sendo que, Reinaldo balançou as redes 255 vezes, enquanto, Dadá anotou 211 gols.

Um trecho da letra de seu hino da a noção do espírito desse clube. “Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal (...) Lutar, lutar, lutar, com toda nossa raça pra vencer. Clube Atlético Mineiro, uma vez até morrer”. O blogueiro que vos escreve parabeniza o clube e toda sua apaixonada torcida pelos 100 anos de existência.

www.uol.com.br/esportes - Dadá Maravilha
www.avozdelagoasanta.com.br – Reinaldo
www.forum.clickgratis.com.br – Torcida Atlético Mineiro
www.lancenet.com.br – Logo Centenário

5 comentários:

Thiago Fagnani disse...

MEUS PARABÉNS AO GALO MAIS TEMIDO DO MUNDO!!!!!!!!


E parabéns para o autor do texto tbm!

Debora Ferreira disse...

se eu te falar que meu olho encheu de lágrimas lendo isso aqui voce acredita ?
PARABENS PRO MEU GALO MELHOR DE TODOS ! ESE VAI SER O NOSSO PRIMEIRO DE MUITOS OUTROS CENTENÁRIOS!
pqe a gente vai amar o nosso time até o fim ! independente de qualquer coisa !
"tem o poder de intimidar qualquer adversário e arrepia quando lota o Mineirão." <--- é verdade !

Anônimo disse...

Rafa, parabéns pelo texto, ele está sensacional, muito informativo e ilustrativo.
Gostei mesmo, e o Galo é um time maravilhoso mesmo.
Bem como sua torcida.


Abraços, Lucas

Daniel Leite disse...

Parabéns, Rafael, excelente texto!

O Galo é o clube mais prejudicado pela arbitragem da história do futebol. E, na minha opinião, tem a torcida mais apaixonada. Tendo sido o primeiro campeão brasileiro, é um time de marcos...

Até mais!

http://pordentrodomundodabola.blogspot.com

Lucas Conrado disse...

A torcida do Galo não é uma das mais apaixonadas, é A MAIS APAIXONADA DO MUNDO!!!
Um belo texto! Gostei de você ter citado a vitória do Galo em cima da seleção de 70!
Saudações alvinegras!

BlogBlogs.Com.Br