sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O esporte abre-alas na passarela do samba

Por: Rafael Zito


Esta noite de sexta-feira é o apito inicial para o carnaval 2008. Na sexta e no sábado a festa ocorre em São Paulo, enquanto que, no domingo e na segunda é a vez dos cariocas tirarem suas fantasias do armário com alegria e amor. Uma das temáticas que, invariavelmente, aparecem nos enredos e nas letras dos sambas está ligado ao esporte. A Escola de Samba Barroca Zona Sul, levou à avenida, em 2003, o enredo: De Três Corações, a Coroação? Rei Pelé. Preciso falar mais alguma coisa? Uma homenagem ao rei do futebol em plena passarela do samba. Para ilustrar, deixo um trecho marcante do samba: “Três copas vencidas, promessa cumprida, genial! É Rei, ele Glória da nossa história, é carnaval!”.

Outro exemplo onde o esporte se fez presente ocorreu em 1998. Neste ano, a Unidos da Tijuca pegou a embarcação e apresentou o enredo: De Gama a Vasco, a epopéia da Tijuca. Que vascaíno não se lembra do seguinte trecho: “Vamos vibrar meu povão (é gol, é gol); a rede vai balançar (vai balançar); sou Vasco da Gama, meu bem; campeão de terra e mar”. Em 2004, a Império de Casa Verde, com o enredo: O novo espelho de Narciso. Um delírio sobre os heróis da mitologia greco-paulistana, fez uma homenagem há um dos maiores esportistas brasileiros e que, mesmo após sua morte, jamais será esquecido, realmente virou um mito nacional, vide o trecho a seguir: “esporte sem igual, São Paulo és magistral. A corte se curvou, o olimpo triunfou. Vi mais uma estrela que no céu surgiu. O semideus que o mundo aplaudiu. Ayrton Senna do Brasil”.

Assim como no esporte, no carnaval o maior desejo de uma escola de samba é sair vencedora da disputa. Foi com o espírito vencedor que a Viradouro entrou na avenida, em 2007. Com o enredo: A Viradouro vira o jogo, a comunidade de Niterói cantava com entusiasmo o refrão: “Sou Viradouro, e vou cantar. Com muito orgulho, com muito amor. Esse jogo vai virar. Eu quero ser o vencedor”.

Mas, é em São Paulo que o esporte, mais precisamente o futebol, marca presença todo ano. Desde 1994, o Anhembi virou palco da alegria e da paixão de uma torcida acostumada a fazer festas nos estádios por onde passam. Foi o ano de estréia, no grupo especial, da Escola de Samba Grêmio Gaviões da Fiel Torcida. Detentora de quatro títulos, a escola é uma das maiores atrações do carnaval paulistano. Os corintianos vão ao delírio com a festa em preto e branco, até os que não torcem pelo Corinthians admiram o belo espetáculo proporcionado.

Em 1998, como forma de demonstrar todo o amor pelo clube do coração, a Gaviões da Fiel, com o enredo: Corinthians o meu mundo é você, fez uma linda homenagem ao clube e aos torcedores que cantavam de peito aberto e com toda paixão. “Corinthians, a razão do meu viver. Com ou sem minha camisa. O meu mundo é você! Me beija, me abraça; vem meu amor. Eu quero essa taça, eu tô que tô, sou Gavião, carnaval e alegria. Balança povo com a nossa bateria”.

Na carona do sucesso da torcida corintiana, outra torcida de um grande clube da capital também passou a ser destaque. A partir de 2005, ano de estréia no grupo especial, a Escola de Samba Mancha Verde se integrou à festa e não fez feio, pelo contrário, acrescentou e muito em festa e beleza. É impossível deixar de admirar o efeito que as fumaças em verde e vermelho criam na atmosfera local, com as lindas faixas nas mesmas cores estendidas pela arquibancada.

Por coincidência ou não, no mesmo ano de 1998, a agremiação resolveu homenagear o clube do coração. Com o enredo: “Minha terra tem Palmeiras onde a Mancha faz vibrar”, a escola levou seus foliões a loucura e ficou marcada na memória dos palmeirenses a seguinte estrofe: “Em verde e branco, meu palestra se tornou (Palmeiras). Bate e balança a bateria, em um gingado que arrepia. Coisa igual eu nunca vi. Se a minha terra tem palmeiras. A Mancha é quem vibra aqui”.


Imagens:

Gaviões da Fiel: www.gavioes.com.br
Mancha Verde: http://meurefugio.weblogger.terra.com.br
Montagem das imagens: Carlos Eduardo/Jornalismo Esportivo

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br