terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Efeito Alonso?

Por: Sabrina Machado
Mais uma vez, parte da torcida espanhola envergonha sua nação. Alguns jogadores brasileiros, dentre eles, Ronaldinho Gaúcho e Robinho, já reclamaram por sofrerem ofensas racistas de alguns torcedores.

No último sábado durante testes no circuito de Montmeló, em Barcelona,o inglês Lewis Hamilton, primeiro piloto negro da história da Fórmula 1, sofreu insultos quando se direcionava aos boxes.

Os torcedores ainda estavam fantasiados (foto) de macacos com os dizeres “Família Hamilton” e atrás da camiseta estava escrito “Alonso n°1”. Segundo o correspondente do diário espanhol "Marca", se ouvia claramente os gritos "negro de m..." e, que ainda, grande parte da platéia esteve envolvida.

A polêmica se estendeu até na política, pois o Ministro do Esporte da Grã-Bretanha, que ficou indignado (não era para menos), pediu providências severas ao governo espanhol e a FIA.

A Federação Internacional de Automobilismo confirma que poderá haver punições. Um porta-voz da FIA disse ao site "Autosport.com" que manifestações desta espécie em qualquer evento relacionado à Fórmula 1 serão severamente punidas e que os locais onde tais ocorreram poderão sofrer graves sanções da entidade.

O Estatuto da FIA prevê punições a este tipo de acontecimento. O fato é que rivalidade sempre existiu e sempre existirá, porém racismo e preconceitos devem ser banidos do esporte.

Vamos ver na pista quem é o melhor. Será que Hamilton deve ser punido porque foi um concorrente a altura de Alonso na temporada 2007?

Ah, o GP da Espanha está marcado para dia 27 de abril. Particularmente, torcerei para o Hamilton! Façam suas apostas!

Imagens: The Sun (extraídas do Globoesporte.com)

9 comentários:

Rafael Zito disse...

Infelizmente existem pessoas que não deveriam integrar a sociedade pela alma pequena q tem. No entanto, Alonso não tem nd a ver com isso, já q é um problema social-histórico.

Com relação ao piloto, o alonso vai mostrar q ele sim eh completo, pq alem de acelerar mto sabe arrumar um carro, já o hamilton eh craque apenas no q se refere a pilotar. Entre os dois sou mais o Asturiano!!! Força Fernando Alonso!

Clara Vanali disse...

Show sasa!!!
O blog de vcs está showww! Todas as imagens indicadas, vídeos e créditos. Muito bem organizado e organização é sinônimo de sucesso. Parabens, e grande bjooooooooooo!

Rafael Zito disse...

Sensacional foi a sua afirmação clarinha vanali!!!

"organização é sinônimo de sucesso".

perfeito!!! As vezes eh preciso remar contra a maré pra se ter o minimo de organização!

Me rendo a essa frase! REVERENCIAS!

Anônimo disse...

Pois é, existem pessoas com uma mente limitada em todos os cantos. O engraçado é que elas não se envergonham de mostrar toda a idiotice.
Um viva a quem consegue mostrar o quão patéticas elas são.

Thiago Fagnani disse...

Esses gringos viu.....
Que manés!!

Anônimo disse...

Buenas, Sá, como vai? Bele?

Ah, cara...não tem nem o que comentar sobre essa torcida espanhola...é a única maneira de eles se equipararem a seus adversários, pois eles não têm competência pra chegar ao nível deles através de seus próprios méritos, então, para igualar-se, tem que recorrer a métodos "milho"

BEIJOS

Clarisse disse...

Macaco?? Ahhh sasááá, onde??

hehehehe

Como pode alguém perder tempo com uma idiotice dessa??

Parabéns bem

Felipe Simi disse...

É sempre bom lembrar que preconceitos retrógrados, como o racismo, existem também em países do Primeiro Mundo, como a Espanha.

Parabéns pelo assunto levantado, Sá.

Anônimo disse...

Neste quesito, o Brasil está anos-luz à frente da Europa.
O Brasil inclusive vem sendo bem-sucedido no intuito de eliminar nosso "racismo marrom". Aquele em que as piadas são ditas em tom ameno, tentando caracterizar o jeito amável do brasileiro, mas que são uma porta de entrada para a discriminação racial, levando em conta como essas piadas influenciam crianças, por exemplo.
À partir do barulho feito pela constituição de 88, o Brasil se policiou melhor quanto a essa condição, e posso presenciá-la bem menos em meu dia-a-dia.
Hoje uma piada, se não for muito bem colocada, soa mal.

É uma pena que disvirtue-se a busca por igualdade para a situação inversa de privilégios, mas isto é outro assunto.

Este é um problema que incomoda muito a sociedade européia, que conheceu na própria carne as conseqüências extremadas de racismo.

Até a ação de uma instituição fica dificultada, pois há de se pisar em ovos em qualquer decisão. O que poderia ser uma punição exemplar, como por exemplo, a suspensão de atividades relacionadas a FIA na Espanha, poderia trazer até mais agravo nesta questão racial, com o não-entendimento/aceitação da relação casua/conseqüência.

Abraços
Victor
Blá blá Gol

Parabéns pelo blog, pelo texto e pelo tema.

BlogBlogs.Com.Br