quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Portuguesa bate Santos no primeiro clássico do Paulistão

Por: Carlos Eduardo

Na estréia do Campeonato Paulista de 2008, a Portuguesa venceu o Santos por 2 a 0 na noite da última quarta-feira, no Estádio do Morumbi. A partida marcou a volta da Lusa à Série A1 do estadual.

Antes do jogo, os sambistas do Exaltasamba contagiaram os torcedores nas arquibancadas com o som de grandes sucessos do grupo e cantaram o hino nacional para abrir a competição.

Com a bola rolando, a partida começou muito truncada, com um número excessivo de faltas. Aos 10min, Marcinho Guerreiro, volante conhecido por não aliviar nas divididas, tomou o primeiro cartão amarelo do jogo, após um carrinho violento.

Nos primeiros minutos, o Santos começou tocando bem a bola, mas sofria com as investidas do atacante Diogo, jóia preciosa da Lusa. O jovem de apenas 20 anos, eleito o melhor jogador da Série B do Brasileirão no ano passado, trazia perigo a todo momento para a zaga do Peixe.

Aos 12min, Diogo arrancou bem pela meia-direita, passou entre três adversários e bateu forte, mas a bola desviou no estreante Betão e seguiu para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a Lusa abriu o placar. O lateral Osmar alçou para a área, o veterano atacante Christian subiu mais alto que Betão e testou firme, sem chances para Fábio Costa.

O Peixe tentou a resposta no mesmo minuto. O meia Wesley avançou pela esquerda e cruzou para a cabeça de Kléber Pereira, o empate quase foi imediato, mas a bola foi para fora. A partir daí, o Santos passou a pressionar.

Aos 15min, passe de Renatinho e chute de Rodrigo Tabata para a boa defesa do goleiro André Luís.

Aos 26min, o lateral Filipe chutou forte da direita, após a sobra da defesa da Lusa, mas André Luís agarrou com segurança.

No minuto seguinte, Kléber Pereira driblou bem e arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e passou perto do gol da Lusa.

Aos 30min, Kléber se chocou com Christian. O lateral, que vinha atuando bem, saiu para ser atendido, tentou voltar, mas, com uma lesão muscular, acabou dando lugar a Carlinhos.

Em novo ataque do Santos, aos 37min, Tabata passou para Wesley, que perdeu uma chance clara de gol chutando por cima.

Aos 40min, o rodado volante Carlos Alberto recebeu cartão amarelo, após uma seqüência de faltas cometidas.

Um minuto depois, Wesley tentou de fora da área e André Luís pulou no canto, jogando para escanteio.

Aos 44min, nova cabeçada de Kléber Pereira para a defesa tranqüila do goleiro da Lusa.

Aos 45min, Wesley puxou o calção de Erick e foi punido com o cartão amarelo. Logo depois, após falta cobrada por Tabata, o zagueiro Evaldo trombou com André Luís, o que causou uma pequena confusão entre os jogadores das duas equipes.

No segundo tempo, o técnico Leão colocou Vítor Júnior no lugar de Rodrigo Tabata, que vinha se recuperando de uma lesão nas últimas semanas. No entanto, quem se tornou mais agressivo foi o time da Lusa.

Aos 3min, após bom contra-ataque, Diogo deixou Christian na cara do gol, mas o atacante foi travado na hora do chute por Evaldo.

Aos 5min, Preto fez falta em Vítor Júnior e recebeu cartão amarelo.

Aos 7min, Diogo armou uma bicicleta para a defesa tranqüila de Fábio Costa.

Aos 15min, André Luís fez cera para cobrar o tiro de meta e tomou o cartão amarelo.

Aos 16 min, substituição na Portuguesa. O volante Carlos Alberto saiu para a entrada do zagueiro Júlio Santos.

Aos 17min, Kléber Pereira chutou de longe e a bola passou sem perigo para André Luís.

Aos 19min, o Santos mexeu no setor ofensivo: Moraes no lugar de Renatinho.

Aos 24min, Kléber Pereira, o jogador mais perigoso do Santos, imitou Diogo e deu uma linda bicicleta. A bola passou muito perto do gol de André Luís.

Aos 25min, árbitro Rodrigo Braghetto deu cartão amarelo para o volante Dias, por simulação.

Aos 28 e aos 29min, duas alterações no ataque da Lusa: Marcelo Faria entrou no lugar de Christian e Diogo sentiu uma pancada, cedendo lugar a Ramon.

A essa altura, a Portuguesa mantinha-se aplicada na marcação e dominava a partida.

Aos 38min, a Lusa chegou ao segundo gol novamente em jogada aérea. Patrício cobrou escanteio da esquerda, o zagueiro Bruno cabeceou no travessão e, no rebote, Marcelo Faria só completou para o gol vazio.

Aos 42min, Kléber Pereira, dentro da área, recebeu cruzamento e disparou à queima roupa, André Luís fechou bem o ângulo e realizou uma grande defesa.

Aos 45min, Dias recebeu o segundo cartão amarelo, após retardar uma cobrança de falta do Peixe e foi expulso. No entanto, era tarde demais para o Santos aproveitar-se da vantagem de ter um atleta a mais em campo.

Fim de jogo. A Portuguesa vence merecidamente na estréia do Paulistão e agora pega o Ituano, fora de casa, no sábado. Já o Santos tenta a reabilitação jogando dentro de casa em mais um clássico. No domingo, o time da Vila Belmiro pega o Palmeiras.


Ficha Técnica


Portuguesa: André Luís; Patrício, Bruno Rodrigo, Erick e Osmar; Dias, Carlos Alberto (Júlio Santos), Marco Aurélio e Preto; Diogo (Ramon) e Christian (Marcelo Faria). Técnico: Vágner Benazzi.

Santos: Fábio Costa; Filipi, Evaldo, Betão e Kléber (Carlinhos); Adriano, Marcinho Guerreiro, Rodrigo Tabata (Vítor Júnior) e Wesley; Renatinho (Moraes) e Kléber Pereira. Técnico: Emerson Leão.


Gols: Christian, aos 13 minutos do primeiro tempo, Marcelo Faria, aos 38 do segundo tempo

Cartões amarelos: Marcinho (Santos), Carlos Alberto, Patrício, Preto, André Luís (Portuguesa)

Cartão vermelho: Dias (Portuguesa)

Árbitro: Rodrigo Braghetto

Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Júnior e Maria Eliza Barbosa

Data: 16/01/2008

Estádio: Morumbi, em São Paulo

Público: 11.904 pagantes

Renda: R$ 189.270,00

Imagem: Globoesporte.globo.com

2 comentários:

Thiago Fagnani disse...

MAIS UMA COBERTURA NAGNÍFICA DO BLOG JORNALISMO ESPORTIVO!!

VAMOS GRANDES EMPRESAS JORNALÍSTICAS, NOS CONTRATE!!!!

MANDOU MUITO FANFA, OS ARES DO NORDESTE TE FIZERAM MUITO BEM!!

Rafael Zito disse...

O SANTOS está mto fraquinho. Deu pena constatar a fraqueza do meio-campo do peixe.

A Lusa vem pra tentar incomodar como não fazia a mto tempo.

Faço minhas as palavras do Fagnani. Maravilha Fanfão!!!

BlogBlogs.Com.Br