quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Os elefantes vão dominar a África

Por: Rafael Zito
No último domingo, teve inicio a 26ª edição da Copa Africana de Nações, que este ano está sendo disputada em Gana. As dezesseis seleções foram divididas em quatro grupos com quatro equipes. O atual campeão da competição é o Egito, que conquistou a taça em 2006, jogando como país-sede. Os maiores campeões do torneio também são os egípcios, com cinco conquistas, seguido por Camarões, com quatro títulos.

Nesta edição, quinze seleções vão brigar pela segunda colocação, já que os elefantes vão dominar a África. O continente africano vai presenciar a conquista do segundo título dos elefantes (campeões pela primeira vez em 1992), que irão desfilar suas estrelas e o time de peso pelos gramados de Gana. Uma geração especial que tem como líder o artilheiro, lutador e capitão Didier Drogba (Chelsea / ING), considerado um dos melhores jogadores do futebol mundial.

No entanto, a Costa do Marfim não depende apenas dos gols do atacante do Chelsea. A equipe tem outros jogadores talentosos e, por isso, estou cravando que esse ano o título já tem dono. Logo na partida de estréia, contra a forte Nigéria, os marfinenses venceram, por 1 a 0, com um lindo gol de Salomon Kalou, atacante rápido e habilidoso e que também joga no Chelsea.

Porém, um time não sobreviveria e não seria tão favorito tendo apenas dois excelentes atacantes. No meio-campo, a tarefa de municiar e criar jogadas para os atacantes finalizarem, fica por conta do volante Yaya Touré (Barcelona / ESP), um volante criativo, com ampla visão de jogo e que raramente erra passes. Para oferecer condições dos talentosos decidirem, o sistema defensivo é composto pelo volante Zokora (Tottenhan / ING), pelo zagueiro Kolo Touré (Arsenal / ING) e pelo lateral-direito Eboué (Arsenal / ING).

Para os que gostam e curtem o futebol arte, alegre e eficiente não podem deixar de assistir a seleção marfinense jogar. Com dois anos de experiência, esse time evoluiu com relação à equipe que disputou a Copa do Mundo de 2006. No continente africano não há adversários para os bravos elefantes. Dia 10 de fevereiro será o dia da final e da consagração do campeão que já estou anunciando com bastante antecedência. A competição não está sendo na África do Sul (país do Safári), no entanto, quem estiver pensando em freqüentar a África para observar os animais selvagens, ficarão surpresos porque os novos donos do continente serão os elefantes.

Imagens:
http://www.dw-world.de/image/0,,2056828_4,00.jpg
http://globoesporte.globo.com/ImageShow/0,,87317,00.jpg

4 comentários:

Thiago Fagnani disse...

Quero só ver se esses caras serão campeões mesmo!!!

Minha aposta e SERRA LEOA!!!!

ABRAÇOS RAFA

Anônimo disse...

Eu to torcendo pelo Parreira, isso sim, seus fudencios!

Felipe Simi disse...

Parreira, Lucão? Você só pode estar de brincadeira, né? Hahahaha!

E, Zito, texto bem interessante. Gostei de ler.

Um abraço!

Sabrina Machado disse...

Grande Rafa Zito....

Belo texto...

e o Drogba é craque, daqui a pouco tá chegando no Palmeiras...huahuahua

bjos

BlogBlogs.Com.Br