segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Corinthians x Sport. FEITO POR NÓS!!!

Por: Rafael Zito e Thiago Fagnani

Antes de falarmos como foi a derrota do Corinthians para o Sport no Pacaembu, gostaríamos de expressar para você leitor, o tamanho da nossa alegria, que, com certeza, não vamos conseguir mostrar em palavras.

Quando escrevemos que tínhamos credenciais para poder circular na área de imprensa do Pacaembu, não estávamos de brincadeira. Fomos assistir a um jogo de futebol como verdadeiros JORNALISTAS ESPORTIVOS.

Após termos feito um programa pré-jogo, com informações dos dois times e tudo sobre a rodada dos principais campeonatos do planeta, nós transmitimos o jogo. Óbvio que não para alguma rede de televisão ou estação de rádio; narramos em nossos gravadores para nosso professor Alberto Chammas, o responsável pela aquisição das credenciais, e a quem devemos nossos mais sinceros agradecimentos.

Após o jogo, fomos aos vestiários e, como num sonho, conseguimos entrevistar jogadores, os treinadores, um dirigente, juntamente com as “feras” do jornalismo esportivo. Na nossa lista de entrevistas estão: Benjamim Back (colunista do Lance), Wanderley Nogueira (TV Gazeta e Rádio Jovem Pan), Antoine Gebran (Vice-presidente de futebol do Corinthians), Nelsinho Baptista (técnico do Corinthians), Geninho (técnico do Sport), Betão e Finazzi (jogadores do Corinthians).

Sei que deveríamos estar falando sobre o jogo, porém, devido a pífia atuação do Timão, que se não tomar cuidado cairá para a Série B ano que vem, nós vamos mostrar apenas as entrevistas inesquecíveis, pelo menos para nós, realizadas nos vestiários e nos entornos do Paulo Machado de Carvalho. Com certeza estes depoimentos já mostrarão o que de fato aconteceu no jogo do último sábado.

Gostaríamos também de agradecer nossos companheiros Eduardo Lemos, Átila Benevides e Giuliano Giovaneli, estudantes de jornalismo, assim como nós e que com certeza realizaram um grande sonho de suas vidas. Sem eles, o trabalho não ficaria completo.

E queremos avisar a todos que: AS NOSSAS CREDENCIAIS SÃO VALIDAS ATÉ O DIA 25 DESTE MÊS DE OUTUBRO, portanto, iremos em mais jogos e aí sim! Passada a euforia da primeira cobertura oficial, vamos acrescentar nossos comentários e visões das partidas em nossos textos.

Jornalismo esportivo - Depois desta derrota para o Sport, você acredita que o Corinthians ainda possa sair da zona de rebaixamento?

Benjamim Back - Antes de começar o Campeonato eu já tinha dado o Corinthians como rebaixado. Esta derrota não muda nada. Não tem time nem diretoria, não tem nada! O Nelsinho vai entrar para a história como o técnico do Corinthians rebaixado. Não tem como escapar. A equipe do Corinthians tem o perfil de time rebaixado.

JE - A eleição do dia 9 de outubro pode ser o começo de uma administração melhor?

BB - Até agora não vejo indícios de melhora. Pelo contrário, nunca vi tanto candidato ruim. Acho que o futuro do Corinthians é o pior possível. O Corinthians só não cai por um milagre. O ano de 2008 será para sanar dívidas e um período de reconstrução.

JE - Qual a sua avaliação do desempenho do time neste jogo?

Nelsinho Baptista - Os jogadores procuraram cumprir todas as determinações. Taticamente o time teve um bom comportamento, o que faltou foi uma definição na frente. Infelizmente em alguns lances, basicamente em dois momentos, um deles de bola parada e o outro no contra-ataque, nós tomamos os gols. Estes erros, esses detalhes, é que nós não podemos deixar passar.

JE - O que tem de ser feito para tirar o Corinthians desta situação?

NB - Tem que trabalhar, conversar com os jogadores, mostrar os erros e os acertos deste jogo, para que no próximo a gente tenha um pouco mais de qualidade.

JE - Jogar em casa tem atrapalhado o time?

NB - Não. Isso não tem nada a ver.

Antoine Gebran – Vice-presidente de futebol do Corinthians.

JE - O que fazer para tirar o time desta situação?

Antoine Gebran - Trabalhar! O técnico está fazendo o possível e o impossível e nós temos certeza que vamos tirar o time desta situação. O Corinthians é muito grande e temos a certeza que vamos conseguir.

JE - Com relação a sua candidatura para as eleições...

AG - No momento não estou preocupado com a eleição. Estou querendo tirar o clube da zona de rebaixamento.

Jornalista Wanderley Nogueira.

JE - Depois desta derrota para o Sport, você acredita que o Corinthians ainda tenha condições de se manter na Série A?

WN - O Corinthians está numa situação extremamente complicada. O problema maior é que, além de tático e técnico, este momento afeta o emocional do time. As cobranças agressivas da torcida não ajudam em nada, pelo contrário, intranqüiliza ainda mais o elenco. Neste jogo, o Corinthians mostrou aplicação, garra, suou a camisa, chutou 23 bolas, se acertasse a pontaria poderia ter saído com uma sorte melhor. O time é fraco e não inspira confiança.

JE - Na situação atual é pior jogar em casa?

WN - Na situação atual o pior é jogar!

JE - Uma nova diretoria pode mudar a situação?

WN - Ninguém tem condições de fazer milagre. O Corinthians vai demorar um pouco para se encaixar.

Entrevista com Geninho

JE - Até onde este time do Sport pode chegar?

G - Estamos brigando para ir o mais longe possível na competição. O objetivo principal é fugir do rebaixamento, alcançando uma pontuação que nos afaste da zona do descenso. O Sport vem se mantendo a dez rodadas na zona da Sul-Americana, o que já seria muito bom para o clube caso o campeonato terminasse com o time nesta situação.

JE - Você que trabalhou no Corinthians e já conhece esta pressão, o que o Nelsinho pode fazer para tirar o clube desta situação?

G - O Nelsinho é altamente competente para achar os caminhos e as soluções. A única coisa que poderia dizer é que é preciso ter tranqüilidade de todo mundo. Se não tiver tranqüilidade fica difícil trabalhar.

FOTOS - EDUARDO LEMOS - ESTUDANTE DE JORNALISMO

10 comentários:

Anônimo disse...

Fudencios, usarei minha extrema sinceridade.

Vocês relataram a mais pura verdade. É um sonho conseguir estas credenciais. Vê-los entrevistando tantas feras me anima a continuar nessa difícil missão de trabalhar como jornalista esportivo.

Rafael, eu sempre te falo que você tem a cara do tiozão que toda criançada gosta. Eu digo, agora, que você tem o jeitão de jornalista esportivo. É impressionante. Parece que está na imprensa há muito tempo. Parabéns, garoto, você tem tudo pra conseguir mesmo. Você tem o pricipal: vontade.

Em relação ao Thiago, é uma pena que suas narrações não passem em alguma rádio. É muito bom escutá-lo. Você narra como se fosse um veterano. Se aprimorar, cara, não tenho dúvida nenhuma. Você leva jeito pra coisa.

Parabéns ao Eduardo pelas fotos, ficaram boas, mas, como o Rafael me disse, pode ser melhor aproveitado na próxima partida. Átila e Eduardo como repórteres seria excelente.

E pra você, Atilão, gostei mesmo da sua atuação como repórter. O Thiago te chamava e você prontamente respondia. A dupla ficou muito boa.
Acho que perguntas ácidas podem ser evitadas, ainda mais quando você é novo no jornalismo. Leve mais na "manha".

Desculpa o tamanho do comentários, mas vocês merecem.

Carlos Eduardo disse...

Valeu mulekada!! Ficou muito bom!!

Belo trabalho!!

Vamos providenciar a digitalização das fitas e colocar trechos da transmissão no blog.

Abraços!!

Ju disse...

Aiai, que orgulho desses meninos!!!!!
Parabéns!!!!!

Legal ver a empolgação de vcs nessa cobertura.... E sorte para as próximas!!!


Bjinho

Sabrina Machado disse...

Meninos, só tenho uma coisa a dizer: "IMPAGÁVEL"...

Vcs são demais...

bjos

Carlos Eduardo disse...

Só mais uma coisa...

Na última foto, quem é o Geninho e quem é o Rafael?!

Rafael Zito disse...

Pq vc nao vai se catar carlinhos branda??

VC É RIDICULO!!!!! HAHAHAHA

Não confio em vc pq vc eh arrogante hahaha.

Eduardo disse...

Eh A gambazada ta feia a coisa !!!

se deus kiser Vou Assisitr o

Corinthians na REDE TV ano que vem

Parabens ai Zitoo pelas reportagens

e nao fica puchando saco dos gamba

nao hein !!!!

Flw mlkkk Ve se fla do meu Verdão

Ai hein !!!!

Anônimo disse...

Rafa, a cada dia que passa tenho mais orgulho de você e fico ainda mais feliz por saber e ver (por meio do texto) que você está se tornando um jornalista profissional. A entrevista está esclarecedora, com fluência no texto, o que faz o leitor ir até o fim, enfim, está interessante!
Meus parabéns e continue cobrindo estes eventos, mesmo quando o nosso Timão for mal... Aliás, você vai escrever sobre o empate (quase uma derrota aos 44 do 2º tempo) do Corinthians x Fluminense de ontem?
Beijos!

Leandro Carneiro disse...

Legal a iniciativa e a oportunidade que vocês tiveram
espero daqui a um tempo todos nós termos nossas credenciais sem depender de professor para circular a vontade nos estádios fazendo diversos jogos...
e tomara que o corinthians caia eauhaeuhae

Anônimo disse...

Parabéns Thiago

Vc é o melhor!!!

Ass: Vc sabe quem!

BlogBlogs.Com.Br