domingo, 16 de setembro de 2007

Brasil, Rio de Janeiro, IPPON

Por: Rafael Zito

Nesta semana ocorreu a 25ª edição do Campeonato Mundial de Judô. A competição foi realizada no Brasil, mais precisamente, na cidade do Rio de Janeiro. As disputas, na Arena Olímpica do Rio, tiveram início no dia 13 de Setembro e se encerraram neste domingo (16).

A delegação brasileira registrou sua melhor participação em Mundiais. Ao todo foram quatro medalhas conquistadas, sendo que, três de ouro e uma de bronze. As duas primeiras medalhas foram ganhas na quinta-feira (13) pelos judocas João Gabriel Schlitter, bronze na categoria pesados (+ 100kg), e Luciano Corrêa, ouro na categoria meio-pesados (até 100kg). Na final, o brasileiro superou o britânico Peter Cousins por Ippon e conquistou o título da competição. O judoca teve de passar por uma chave difícil, , já que enfrentou, logo na primeira rodada, o atual campeão olímpico Igor Makarov, da Biolorússia. Na seqüência ainda teve de derrotar o húngaro Daniel Hadfi, campeão europeu.

No entanto, a participação brasileira não acabaria por aí. Na sexta-feira (14), o judoca Tiago Camilo se tornou campeão mundial, após vencer na finalíssima o francês Antony Rodrigues, também por Ippon. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney/2000, e ouro na categoria médio no Pan-Rio/2007, o judoca ganhou seu primeiro título mundial na categoria meio-médio (até 81kg) O judoca teve de disputar sete lutas para alcançar o título, sendo que ganhou todas por Ippon, golpe que finaliza a luta.

O último medalhista brasileiro foi o gaúcho João Derly, que se tornou o primeiro judoca brasileiro a ganhar dois títulos mundiais. Em 2005, o atleta foi campeão na cidade do Cairo, no Egito. Dois anos depois, no Campeonato Mundial disputado no Brasil, o gaúcho impôs sua técnica e derrubou todos os seus adversários para alegria da torcida brasileira que compareceu à Arena Olímpica do Rio, em Jacarepaguá. Derly derrotou na final o cubano Yordanis Arencibia, com um koka, no “Golden Score”, uma espécie de morte súbita. O atleta conquistou a medalha de ouro na categoria meio-leve (até 66kg).

Imagens:
Foto 1 - Luciano Corrêa
Foto 2 - Tiago Camilo
Foto 3 - João Derly


3 comentários:

Anônimo disse...

O texto tá bom, rafa, mas cade a emoção????????

Thiago Camilo, primeira luta: IPPON!

Thiago Camilo, segunda luta: IPPON!

Thiago Camilo, terceira luta: IPPON!

Thiago Camilo, quarta luta: IPPON!

Thiago Camilo, quinta luta: IPPON!

Thiago Camilo, sexta luta: IPPON!

Thiago Camilo, sétima luta: IPPON!

O cara foi muito fudencio, sensacional!

Thiago Fagnani disse...

BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carlos Eduardo disse...

João Derly tá de parabéns pelo bi. Luciano Corrêa tb lutou com muita raça. Mas o meu preferido é Tiago Camilo!! Dá gosto vê-lo lutar. Um show de técnica, força e vontade de vencer!! O judô brasileiro tá muito forte!!!!!!!!!

BlogBlogs.Com.Br